21.07.2017

Prazo da ECF e ECD enceram no dia 31 de julho

O prazo para enviar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e a Escrituração Contábil Digital (ECD) 2017 está terminando e você precisa saber o que elas significam, quem declara e como tirar as principais dúvidas até a data de entrega, este ano foi marcada para o último dia útil deste mês (julho), segunda-feira, dia 31.

ECF (Escrituração Contábil Fiscal), é uma obrigação acessória surgida em 2015 em substituição à DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), devendo ser preenchida e entregue por empresas (Pessoas Jurídicas) estabelecidas no Brasil.

Assim como a ECD, a ECF 2017 resgata dados referentes ao ano-calendário 2016 com o objetivo de demonstrar a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) durante esse período.

Para facilitar o envio das escriturações é necessário obter o Certificado Digital, que é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade, garantindo a privacidade e inviolabilidade das transações.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) emite o Certificado Digital de forma rápida para atender a obrigatoriedade do documento. Atualmente, os tipos mais comercializados de Certificados são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos – armazenado em cartão ou token criptográfico).

De acordo com a supervisora do Certificado Digital da CDL Manaus, Gabriela Vinhote, a entrega da ECF vai depender das validações eletrônicas de duas assinaturas (do contabilista e da pessoa jurídica). Os profissionais contábeis devem submeter os dados através do e-CPF, certificado voltado para pessoas físicas, enquanto as empresas devem usar o e-CNPJ. Em qualquer um dos casos aplica-se o uso de certificados do tipo A1 ou A3.

O Certificado Digital pode ser usado para diversos fins, como a declaração do Imposto de Renda (IR), em leilões à distância, emissão de nota fiscal, envio de documentos, transações junto às instituições financeiras, comunicação entre o empresário e os poderes públicos, como por exemplo, emissão de nota fiscal (NF-e), SISCOMEX e processos judiciais, entre outros.

Entre em contato com a CDL Manaus pelos telefones (92) 3621-3544/3521 ou por meio do WhatsApp (92) 99367-8657 e adquira mais informações.