20.07.2017

Eduardo Braga pretende tirar o Amazonas da crise diminuindo impostos

“Tanto eu quanto o Marcelo, entendemos que a saída da crise no Amazonas não é aumentando impostos, é diminuindo-os. A nossa primeira ação como governantes se nós tivermos as bênçãos de Deus e a confiança do povo para chegar ao governo, será encaminhar uma mensagem para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), fazendo duas solicitações: voltar à regra que eu criei quando fui governador, diminuindo para 1% o ICMS da cesta básica, mais gás de cozinha, reduzindo, portanto, em 13% a carga tributária. Ao mesmo tempo, revogar a lei que aumentou em 2% o ICMS sobre os produtos denominados supérfluos”, disse o Senador e candidato ao Governo do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), em reunião realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), na tarde de ontem (19).

Representes de vários segmentos da sociedade civil organizada estiveram reunidos no encontro. Eduardo Braga agradeceu a presença de todos e disse que seu plano de governo foi traçado com a participação de todos os segmentos com o objetivo de combater a crise que hoje está instalada no Amazonas.

O candidato falou sobre a atual situação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que corre o risco de ser fechada até o final do ano, devido ao desvio de repasses de recursos para a instituição nos últimos dois anos. Braga se mostrou indignado e disse que ele não teve a oportunidade de criar a UEA, mas de desenvolve-la e expandi-la em todo o Estado. “Eu recebi a UEA com 1800 alunos com 1 ano e três meses que ela havia sido fundada. Oito anos depois, eu entreguei a Universidade para meu sucessor, com 20 mil estudantes, implantada e instalada em todo interior do Estado do Amazonas”, falou o candidato, dizendo que essa é a eleição mais importante do Estado, “e a pessoa que assumir tem que ter experiência para desenvolver uma boa gestão e assumir uma responsabilidade com toda a população do Amazonas”.

Zerar filas

Na área da saúde, o candidato disse também que, se eleito, irá zerar as filas de exames, consultas e cirurgias. “Se formos eleitos, essas filas de exames, consultas e cirurgias vão acabar em 120 dias, porque vamos fazer mutirões com empresas e profissionais para zerarmos essas filas”, prometeu Eduardo, em referência a contratos cujos serviços não foram ou foram parcialmente realizados, mas cujos pagamentos se encontram em dia.

Ainda sobre suas propostas para a saúde, o candidato garantiu que irá reabastecer toda a rede de saúde da Susam na capital e interior, retomar o programa Amigos da Saúde, colocar em amplo funcionamento o Hospital da Zona Norte e demais obras paralisadas e iniciar as obras do Hospital do Sangue, cujos recursos no governo federal já foram liberados por meio de emenda do próprio Senador.

O candidato a vice-governador Marcelo Ramos (PR) também esteve presente na reunião. Macelo falou sobre a alegria de retornar à CDL Manaus, onde sempre é bem recebido pelos dirigentes e convidados. “Saúdo a todos, expressando minha alegria em retomar à esta casa, inclusive registrar que duas pautas apresentadas pela CDL são objetos de ação direta de inconstitucionalidade impostas por mim quando deputado. O primeiro é absoluto critério para definir as margens de valor agregado dos produtos numa lógica arrecadatória e não fiscal. O segundo é o código tributário que afronta o princípio de essencialidade quando coloca na mesma alíquota energia elétrica e joias, e/ou comunicação e iates/aviões”, comentou.

“Portanto, nós temos um pensamento muito alinhado com o que tem sido a pauta da CDL e do comércio. É importante dizer que um homem público precisa ter a grandeza e a humilde de reconhecer o momento de recuar. Essa não é uma eleição qualquer, essa é uma eleição para um mandato de apenas quinze meses, que portanto, não permite aprendizado para o início de uma gestão. É um mandato onde precisa dar respostas rápidas ao povo do Amazonas, e também, uma gestão da maior crise da história do Estado, desde a queda da borracha”, declarou Ramos.

“As condições e as circunstâncias, exigem a experiência de quem já governou, a dedicação ao trabalho e a capacidade de gestão que são inegáveis na conduta de vida pública do Eduardo. Nesse momento, temperado pela minha juventude e meu desejo de mudança e desejo que o estado tenha um futuro de progresso e de prosperidade”, afirmou o candidato pedindo apoio aos lojistas.