19.07.2017

Ações de curto e médio prazo para enfrentar o desemprego e o retrocesso, diz Luiz Castro

Para enfrentar os principais problemas que afetam a população amazonense, o candidato a governador do Amazonas na eleição suplementar, pela aliança entre os partidos Rede e Psol, deputado Luiz Castro e João Victor Tayah, vice, propõem a execução de um plano de governo emergencial para o período dos próximos 15 meses, previsto para a próxima gestão estadual. O plano, foi apresentado para dirigentes lojistas e convidados em um almoço, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), no início da tarde de ontem (18).

O plano emergencial prioriza ações que devem ser implementadas nos primeiros quatro meses de governo, com foco nas seguintes áreas: segurança, geração de emprego e renda, saúde e educação.

O Rede Sustentabilidade defende a construção de um novo modelo de gestão pública associado às mudanças que a sociedade passou nos últimos 20 anos e que vai passar ao longo dos próximos. “Trabalharemos na qualidade de bons serviços públicos na ponta, onde está o cidadão que precisa ter a garantia de saúde pública, segurança, educação, investimentos de infraestrutura e uma série de ações estratégicas em que o estado pode ser parceiro da sociedade e também da iniciativa privada”, afirmou Luiz Castro.

O plano de governo prevê as principais ações de médio prazo, que devem ser implantadas para garantir a consolidação do redirecionamento do Estado, afim de reverter o quadro atual e iniciar um verdadeiro processo de desenvolvimento sustentável, inclusiv0 e transparente para o Amazonas.

O candidato disse que o plano de governo está aberto às contribuições da sociedade e será completado ao longo da campanha eleitoral. A geração de emprego e renda é prioridade nas propostas apresentadas por Luiz Castro. Com alta de 70%, o Amazonas tem a quinta taxa de desemprego do País, atingindo milhares de trabalhadores.

“Propomos novas alternativas econômicas planejadas, já que nas últimas décadas os sucessivos governos dependeram exclusivamente do Polo Industrial de Manaus, como fonte de economia do Estado”, afirmou Castro.

No Plano Emergencial da coligação, estão propostas também ações de curto prazo para enfrentar o desemprego e o retrocesso econômico no Estado, agravados pela crise nacional. “Vamos criar um Comitê Intersetorial de promoção do desenvolvimento com recursos do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e FNO (Banco da Amazônia), disse.

Luiz Castro propõe a redução tributária para as empresas que aderirem aos programas de incentivo ao jovem aprendiz, ao primeiro emprego, bem como a empregabilidade de mulheres chefes de famílias e de outras pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Nós entendemos que para governar o Amazonas bem, é preciso fazer a leitura correta, é preciso também está fortemente associado aos componentes éticos, e romper com esse modelo de propinas e privilégios”, salientou o candidato.

A médio prazo, Luiz Castro defende a elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com a participação das entidades científicas, empresários, produtores rurais, agricultores, agroextrativistas, cooperativas, e de outros segmentos sociais, considerando o potencial econômico de cada região do Estado.