Vendas do Dia dos Namorados devem ter alta de 1,6 %
Segundo pesquisa da CDL Manaus, os consumidores devem gastar nas compras, aproximadamente, R$ 90
Neste dia 12 de junho, Dia dos Namorados, as pessoas devem gastar em torno de R$ 90 para presentear sua cara metade, segundo a pesquisa que ouviu 550 pessoas, entre 02 a 05 de maio, realizada pelo Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). A expectativa é que as vendas tenham crescimento de 1,6% e que a receita bruta do comércio seja de aproximadamente R$ 46 milhões.
O Dia dos Namorados é uma data muito aguardada pelos empresários do setor e, no topo da lista de presentes, segundo os entrevistados estão itens de perfumes e similares (18,9%), vestuário (14,7%), calçados e acessórios, (13,1%), smartphone e tablet com (10,9%) e joias e relógios (5,2%).
Já os entrevistados responderam a questão sobre o que desejam ganhar, 18,6% pretendem ganhar vestuário; 15,4% pretendem ganhar smartphone/tablet; 9,4% pretendem ganhar joias/relógios; 9,3% pretendem ganhar calçados e acessórios; e 8,2% pretendem ganhar perfumes/similares.
Pagamento
Com ticket médio no valor de R$ 90, os entrevistados deram detalhes da expectativa de gastos quanto ao presente para o Dia dos Namorados, são:
22,59% pretendem gastar menos que R$ 50; 21,15% pretendem gastar de R$ 50,01 a R$ 100; 14,44% pretendem gastar de R$ 100,01 a R$ 150; 12,89% pretendem gastar de R$ 150,01 a R$ 200; 10,52% pretendem gastar de R$ 200,01 a R$ 250; 7,13% pretendem gastar de R$ 250,01 a R$ 300.
Quanto à forma de pagamento, segundo os entrevistados, 71,8% vão realizar suas compras a dinheiro, 27,5% o cartão de crédito, 19,4% o cartão de lojas e apenas 7,4% usarão o cartão de débito.
A pesquisa aponta também que as mulheres estão mais dispostas a presentear seus namorados. O número das que vão comprar algum item para este dia corresponde a 47,84%. Já os homens do total dos entrevistados somente 46,46% pretendem presentear suas namoradas.
Quanto a classe social dos entrevistados que vão comprar presente, fica evidente que a participação da classe C com 55% é a maior, seguida da Classe B com 35%, 7% classe A e o restante (3) classe D/E.
Centro de Manaus
Quando perguntados o local aonde comprariam os presentes a maioria optaram pelo Centro de Manaus. A pesquisa apontou que 41,2% vão fazer suas compras no Centro da Cidade; 36,1% vão fazer suas compras nos shoppings da cidade; 25,1% vão fazer suas compras em lojas de departamento; 7,4% vão fazer suas compras no comércio dos bairros em que moram.
De acordo com a CDL Manaus, esses números demonstram que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e detém a preferência da maioria dos consumidores de Manaus. Outra característica é o papel que os shoppings têm demonstrado evoluindo como centro comercial muito dinâmico e não se pode deixar de citar a participação dos comércios de bairros.
Agência CDL