19.05.2017

CDL Manaus aponta crescimento de 2,8% no Dia das Mães deste ano

Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) apontam crescimento de 2,8% nas vendas do Dia das Mães, comemorado no último domingo (14). O percentual foi divulgado no dia 18 pela entidade.

Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o comércio da capital superou as expectativas, que a princípio eram de 2,5%, registrou crescimento médio de 2,8%. O destaque ficou para área de alimentação (restaurantes e fast food) que surpreendeu com um crescimento de 6,8%, além da área de confecção, que cresceu 4%. “Esse crescimento convenceu bastante”, salientou Assayag.

Em entrevista ao jornal Amazonas Em Tempo, o lojista, Aly Bawab, que trabalha com os dois segmentos, disse que as vendas do Dia das Mães, comparando ano a ano, tiveram melhora, mas quando se põe os custos de tributos e reajustes, acaba havendo perdas. “O crescimento das vendas ficou abaixo do crescimento de inflação, mercadorias, impostos, salários, entre outros itens”, comentou.

Vendas à vista

Indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que o volume de vendas parceladas na semana anterior ao Dia das Mães caiu 5,5% em relação ao mesmo período de 2016.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o comércio vendeu menos a prazo, mas isso não significa que o brasileiro deixou de presentear nessa data, pelo contrário. “Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o orçamento com compras parceladas. Por isso optaram por presentes mais baratos e pagos preferencialmente à vista”, disse.

Pesquisa para o Dia das Mães feita pelo SPC Brasil mostrou que sete em cada dez brasileiros (73%) comprariam presentes, mas, 65% pagariam à vista, em dinheiro ou cartão de débito.