30.11.2017

Lojistas oferecem até 70% de desconto nesta Black Friday

O que era para ser um dia, acabou sendo prologado para o fim de semana

Falou em promoção, despertou o interesse do consumidor. A movimentação durante a Black Friday deste ano, superou as expectativas dos lojistas. No Brasil, a ‘sexta-feira negra’ reúne uma multidão de pessoas em busca de preços baixos. Em Manaus, lojistas, ofereceram de 5% a 70% de desconto em todos os setores e ainda, com vantagens na hora de efetuar o pagamento.

O tradicional dia de descontos nasceu nos Estados Unidos e em poucos anos chegou a vários lugares do mundo, e na Amazônia não tem sido diferente. Os estabelecimentos abrem as portas mais cedo e os consumidores fazem fila à espera da abertura para conseguir os melhores descontos e produtos.

De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), este ano, Black Friday teve crescimento de 10% em relação ao ano passado.

O presidente da entidade Ralph Assayag, falou que o resultado foi bastante satisfatório para todos os setores do comércio. “De quinta para sexta já pode-se observar filas do lado de fora das lojas no Centro e também nos shoppings da cidade. Vários segmentos que não estavam programados a participar da ação resolveram entrar, além das empresas que já haviam se preparado para a data fazendo suas compras antecipadas e negociando preços mais acessíveis com a indústria”, explicou Assayag.

O dirigente disse ainda que quem comprou, inclusive itens para o Natal economizou bastante. “Tinham lojas oferecendo até 70 % de desconto nos produtos. Com isso, quem ganha é o consumidor”, ponderou.

O vice-presidente da CDL Manaus e do Grupo TV Lar, Antônio Azevedo afirmou que “a semana já começou movimentada, mas as pessoas ficam sempre aguardando o dia de fato. Algumas lojas inclusive abriram mais cedo no dia 24”.

Como a capacidade de atendimento é limitada, os lojistas do Centro e dos shoppings prorrogaram o horário de expediente entre uma e duas horas além do normal.

A CDL Manaus registrou crescimento de 10% no segmento de supermercados na capital comparado a 2016, além da divulgação intensa por parte da categoria para a venda com desconto. Com isso, o crescimento foi igual com a Black Friday. “A sexta-feira da Black Friday deve ser comparada a uma ente véspera de Natal, em termos de faturamento e que pode chegar a ser o maior faturamento do ano”, reforça Azevedo.

Adesão à campanha

No início da campanha, cerca de 30% das lojas da capital aderiram a Black Friday, segundo levantamento feito pela CDL Manaus. No entanto, a entidade informou que no dia da ação mais 5% das empresas ofereceram produtos com descontos agressivos.

Ralph Assayag informou que além dos descontos, a divulgação da campanha para este ano foi mais intensa e assertiva do que nos anos anteriores.

O presidente da Associação dos Lojistas do Amazonas Shopping (Alasc), informou que, o movimento na abertura das lojas às 10h foi muito intenso, e pela tarde e noite aumentou ainda mais. Os demais shoppings, como Manauara, Ponta Negra, Sumaúma, Manaus Via Norte, Manaus Plaza, Millenium, Grande Circular, Solimões Plaza e Studio 5, também tiveram horário de funcionamento estendido nos dias de promoções.