21.11.2017

Prosamim homenageia parceiros do programa social e ambiental Sou Amigo dos Igarapés

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), recebeu um certificado de reconhecimento por contribuir com a qualificação profissional e inclusão social dos moradores do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), além de promover a sustentabilidade por meio das ações do programa 'Sou Amigo dos Igarapés', que dá suporte a famílias carentes da capital.

Esta é a terceira edição do evento que homenageou empresas privadas, instituições públicas, entidades de classes e pessoas físicas que colaboram com as atividades promovidas pelo setor social do Programa. Os “Amigos” contribuem com uma causa nobre que é proporcionar aos moradores do Prosamim, e entorno, ferramentas para desenvolver o empoderamento social, oferecendo educação, informação, capacitação, entretenimento, esporte e lazer.

Os “Amigos dos Igarapés” são professores, profissionais liberais, a empresa que faz coleta seletiva nos parques residenciais, empresas que doam brinquedos, alimentos, material escolar, material de expediente que são utilizados nos Escritórios Locais de Gestão Compartilhada, localizados nos parques residenciais. As instituições públicas também são parceiras e disponibilizam profissionais que oferecem palestras, cursos, oficinas aos moradores em datas comemorativas.

Durante este ano, a CDL Manaus ministrou diversos cursos e workshops a moradores do Prosamim, a fim de prepara-los para o mercado de trabalho competitivo. No evento, o supervisor de cursos da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), Helder Sá, falou da parceria entre a entidade e o Programa. “A CDL participa na capacitação dos moradores do Prosamim. O público alvo dos cursos são moradores que estão desempregados, pessoas de baixa renda que precisam de um Up Grade na vida profissional, e nós estamos aqui somando com todos realizando diversas capacitações”, explicou.

O supervisor disse ainda que a CDL já está no segundo ano de parceria com vom o Programa o que os tornam muito satisfeitos com o resultado. “Já temos pessoas no mercado de trabalho por meio das nossas qualificações, e isso nos engrandece muito. Em média, 20 cursos já foram realizados e impactaram cerca de 150 moradores do Prosamim durante os dois anos de parceria”, concluiu.

O coordenador executivo da unidade gestora de projetos especiais (GPE), Claudemir José Andrade, disse que o Prosamim tem a missão de transformar vidas de pessoas que residem ou residiam em Igarapés de Manaus. “Foi um desafio dado pelo governador Amazonino Mendes, juntamente com o Secretário Osvaldo Saite, de eu estar à frente do GPE, da qual é uma responsabilidade enorme poder lidar com diversas famílias, e eu juntamente com a equipe do GPE, temos o objetivo de atingir o máximo de famílias que pudermos com o Programa, e que as vidas e cotidiano dessas pessoas sejam mudadas e transformadas dentro de uma vulnerabilidade social e levadas para outro cenário. Um cenário de firmeza, segurança, com qualidade ambiental e social, e uma posição digna perante a sociedade”, afirmou Andrade.

A subcoordenadoria de Projetos Sociais conduziu o evento na sede da Secretaria da Região Metropolitana, na rua Jonathas Pedrosa, Nº.659, no centro de Manaus, com a exibição de vídeo institucional sobre o Prosamim e uma apresentação dos trabalhos técnicos e sociais realizados nos escritórios dos Parques Residenciais para divulgar os projetos desenvolvidos por todos os parceiros e ressaltar a importância dos trabalhos. Logo depois, todos os parceiros foram homenageados e brindados com um café da manhã especial.