Not?cias

07.03.2017

Vendas para o Dia Internacional da Mulher deve ter alta de 2,5%

Compartilhe: WhatsApp

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) espera um crescimento nas vendas de 2,5% devido ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março. Para isso, os lojistas precisam apostar em estratégias de vendas, apresentar aos consumidores bons produtos e estabelecer uma conexão com o cliente.

 

De acordo com o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, as expectativas dos lojistas para este ano é melhor, se comparado com o ano passado. “Esperamos que na próxima data comemorativa, Dia da Mulher, o comércio tenha alta de 2,5% nas vendas de itens para este segmento”, detalhou.

 

Assayag ressaltou que o caminho para atingir esse crescimento é apostar nas estratégias, afinal, se elas não forem utilizadas, o lojista não consegue se manter no mercado. Segundo ele, entre as prioridades, o lojista tem que oferecer promoções, ter produtos novos e receber todos os tipos de cartão. “Todo dia o lojista tem que criar algo novo. Se ele ficar esperando o cliente entrar na porta, ele não entra”, avaliou.

 

Público feminino

 

A coach, psicóloga e professora da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), Simone Meira, afirma que para o vendedor ter sucesso nas vendas é necessária uma conexão com o consumidor. “As mulheres têm uma necessidade enorme de ter conexões, por isso, falam bastante. E isso é uma característica marcante da mulher e precisa ser explorada”.

 

Segundo a especialista, uma venda para uma mulher ou até mesmo um homem com o intuito de presenteá-la, precisa ser consultiva, isto é, entender o estilo da mulher e suas preferências. “Recentemente, fui até um quiosque no shopping com o objetivo claro de que eu queria um óculos escuro, pois o meu havia quebrado. Cheguei até o quiosque e perguntei da vendedora quanto custava ela me respondeu da onde estava o valor dos óculos, arrumando alguns objetos da lojinha. Eu estava disposta a comprar, mas como não houve interesse nenhum por parte da vendedora que, nem ao menos, se aproximou de mim eu resolvi ir embora”.

 

Na avaliação de Simone, este caso retrata uma situação de falta de relacionamento e, consequentemente, conexão, e quando as vendas não acontecem, se culpa a crise. “A vendedora deveria ter se aproximado, cumprimentado e se identificado, logo após ter respondido minha pergunta sobre o preço dos óculos”.

 

A coach afirma que a vendedora poderia ter perguntado seu estilo de óculos preferido e sua necessidade. “Depois de ela ter realizado a venda, ela ainda poderia ter oferecido bijuterias que tinham no quiosque, pois eu também estava pensando em comprar um brinco”, analisou.

 

Os lojistas e vendedores precisam, de acordo com Simone, fazer perguntas consultiva que fazem a grande diferença e geram um relacionamento e conexão com o cliente e, consequentemente, a fidelização.

 

Agência CDL

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015