Not?cias

23.01.2017

Novos empreendedores precisam buscar conhecimento e investidores

Compartilhe: WhatsApp

Ter uma boa ideia, trazer à existência o negócio e deslanchar. Esse é o desejo de todo empreendedor, entretanto, há pedras no caminho e saber tirá-las ou passar por elas se tornam desafios. Pensando nisso, algumas empresas têm auxiliado jovens empreendedores em todas as etapas do processo de formação da empresa levando a eles, inclusive, novos clientes e a inserção nas redes sociais.

 

A Hup Pro Varejo, por exemplo, nasceu para preencher um gap entre startups criadas para o setor e investidores com vontade de embarcar em Facebook, Twitter, Instagram. “A maioria dessas empresas precisa de investimento na fase inicial ou para aumentar a produtividade de alguma forma”, afirma um dos maiores especialistas em varejo no País, Caio Camargo.

 

Segundo ele, a Hup funciona como uma curadoria, buscando investidores para uma startup. A linha de atuação consiste em captar investimento e moldar melhor as empresas para os investidores, avaliando o dia a dia do ponto de venda.

 

Para o vice-coordenador da Câmara de Dirigentes Lojista Jovem Manaus (CDL Jovem Manaus), Luiz Eduardo Leal, o apoio de uma empresa a jovens empresários que querem apostar em algo novo é muito importante. “Principalmente, para ter dinheiro e mentoria, algo que é difícil nos dias atuais, pois se você conseguir um empréstimo e não souber como investir esse dinheiro na empresa, há chances de não ter sucesso”.

 

Entre os exemplos práticos, Luiz Eduardo afirma que há algumas startups que estão entrando no mercado e dando soluções muito boas para o mercado local e nacional, como o Ganhe na Tela (http://www.ganhenatela.com.br/). O Ganhe na Tela é um aplicativo gratuito para Android que oferece créditos para celular a partir da visualização de propagandas no seu dispositivo móvel.

 

O maior desafio das startups, na avaliação do vice-coordenador da CDL Jovem, é ter pessoal qualificado e conseguir divulgação para que mais pessoas conheçam a sua solução.

 

Mercado

O comércio, em especial o manauara, tem oportunidade para todos os tipos de negócios, novos e os tradicionais, de acordo com Luiz Eduardo. O que dá o tom de sucesso é trabalhar corretamente e entregar um produto de excelência para o cliente através de vários fatores, incluindo o atendimento.

 

Para atrair o consumidor, o comércio precisa ter uma linguagem e um contato ao anunciar nas redes sociais. “Não somente no Google e Facebook, mas também no Waze, Instagram, Twitter e Snapchat, por exemplo. Temos que nos promover onde o consumidor está”, avaliou o vice-coordenador.

 

De acordo com a reportagem do Varejo S.A., o empresário responsável pelo Hup descreve, também, que é necessário conhecer os passos do setor varejista de interesse e saber consolidar uma nova etapa no processo de desenvolvimento da empresa para conquistar mais espaço no mercado.

 

Luiz Eduardo acrescenta que saber as “regras" para ingressar no ambiente empreendedor, como leis, impostos, tributos e obrigações, são de grande valia. “Não digo em virar um especialista, mas sim, ter o conhecimento básico sobre onde seu negócio está inserido”.

 

O vice-coordenador da CDL Jovem orienta, ainda, que o empreendedor deve estudar, ler e conversar com outros empresários. “Faz toda a diferença neste momento de consolidação do negócio”, disse

 

CDL Jovem

 

 A cada dois meses jovens empreendedores se reúnem nos encontros da CDL Jovem. Segundo Luiz Eduardo, três pilares sustentam estes encontros: networking, desenvolvimento empresarial e projetos de impacto

 

Nos encontros, os empreendedores falam sobre a realidade dos negócios, os desafios e as oportunidades do setor. “Acredito que ao longo dos anos, aprimoramos isso, até chegar ao ponto de não sermos uma entidade de classe e, sim, nos tornamos uma grande família”, avaliou.

 

Agência CDL 

 

 

Newsletter

Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015