Not?cias

13.01.2017

É obrigatório empresas com mais de três funcionários ter Certificado Digital

Compartilhe: WhatsApp

As empresas optantes pelo Simples Nacional que possuem mais de três funcionários devem, obrigatoriamente, utilizar o Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), desde o último dia 1º de janeiro de 2017, para entrega da Guia de recolhimento do fundo de garantia do tempo de serviço e informações à Previdência Social (GFIP e do eSocial). A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) emite o documento de forma rápida a atender a obrigatoriedade do documento.

 

De acordo com o Governo Federal, a obrigatoriedade está prevista na resolução normativa do Comitê Gestor do Simples Nacional – CGNS nº 125. O certificado permite que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade, garantindo a privacidade e inviolabilidade das transações.

 

O economista Erivaldo Lopes afirma que as empresas que possuem o Certificado Digital passam a ter mais agilidade, segurança e desburocratização. Detalha, também, que a empresa que não seguir a determinação se auto exclui de atividades que só serão permitidas e executadas via certificado, ou seja, as empresas terão restrições em operações perante os órgãos.

 

O Certificado Digital pode ser usado para diversos fins, como a declaração do Imposto de Renda (IR), em leilões à distância, emissão de nota fiscal, envio de documentos, transações junto às instituições financeiras, comunicação entre o empresário e os poderes públicos, como por exemplo, emissão de nota fiscal (NF-e), SISCOMEX e processos judiciais, entre outros.

 

Autoridade Certificadora

A partir de agora, o empreendedor deve escolher uma Autoridade Certificadora (AC). Em Manaus, a opção é o setor de Certificação da CDL Manaus, que oferece preço justo e um serviço dentro dos padrões exigidos pelo Governo Federal.

 

Atualmente, os tipos mais comercializados de Certificado Digital são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos – armazenado em cartão ou token criptográfico). A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências.

 

De acordo com a supervisora de Certificado da CDL Manaus, Gabriela Vinhote, para os comerciantes, o Certificado Digital não serve apenas para emitir declarações como DIPJ e DANFE (no caso da Nota Fiscal Eletrônica) e a organização de sua movimentação contábil e fiscal pelo Sistema Público de Escrituração Digital  (SPED), suas, também, permite proteger sua empresa de fraudes na internet e agilizar transações na web. Outra facilidade é a característica da assinatura digital ser única e absoluta.

 

Segundo Vinhote, além da assinatura digital, o certificado digital contém todos os dados dos representantes legais da empresa ou da pessoa física, para PJ contém a representatividade da pessoa física com todos os dados da empresa comparando os dados com a Receita Federal assim garantindo a veracidade das informações, dentro da mídia criptográfica. O serviço da CDL Manaus pode ser acessado através do ao Associado (SAA) pelos telefones 3621-3515.

 

Modelos de Certificados Digitais  emitidos pela CDL Manaus:

Pessoa Jurídica:

e-CNPJ A1

Certificado digital com validade de 1 ano é armazenado no computador.

                                  

e-CNPJ A3 2 e 3 ANOS CARTÃO

Certificado digital com validade de 2 ou 3 anos é armazenado no cartão que oferece maior segurança.

 

e-CNPJ A3 2 e 3 ANOS CARTÃO + LEITORA

Kit completo do certificado digital cartão com leitora, com validade de 2 ou 3 anos.

 

e-CNPJ A3 2 e 3 ANOS EM TOKEN

Certificado digital com validade de 2 ou 3 anos é armazenado no Token que oferece maior segurança.

 

Pessoas Físicas:

CPF A1:

Certificado digital com validade de 1 ano é armazenado no computador.

 

e-CPF A3 2 e 3 ANOS CARTÃO:

Certificado digital com validade de 2 ou 3 anos é armazenado no cartão criptográfico que oferece maior segurança.

 

e-CPF A3 2 e 3 ANOS CARTÃO + LEITORA:

Kit completo do certificado digital cartão com leitora, com validade de 2 ou 3 anos.

 

e-CPF A3 2 e 3 ANOS EM TOKEN:

Certificado digital com validade de 2 ou 3 anos é armazenado no Token criptográfico que oferece maior segurança.

 

e-CPF A3 2 e 3 ANOS SEM MÍDIA:

Certificado digital com validade de 2 ou 3 anos sem mídia armazenadora.

 

Agência CDL 

 

 

 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015