28.10.2016

CDL Manaus e CDL Jovem participam da II Semana de Contabilidade

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou no período de 25 a 27 de outubro, a II Semana de Contabilidade. O evento ocorreu no auditório Deputado Belarmino Lins, nas dependências da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Durante a programação foram realizadas inúmeras atividades para alunos dos cursos de contabilidade, que abrangeu todas as universidades da capital, seja ela, pública ou particular, e para o público externo. Palestras, workshops, desafios, rodadas universitárias e mesas-redondas estiveram na programação do evento.

A II Semana de Contabilidade teve o objetivo de proporcionar aos participantes o contato com renomados profissionais e estudiosos das Ciências Contábeis no Estado, a fim de envolvê-los em análises e discussões de temas que permeiam as mudanças na profissão e seus impactos para diferentes interlocutores, como profissionais de mercado, docentes e discentes de Contabilidade e também para a sociedade.

O primeiro dia de atividades, 25 de outubro, teve início às 8h com credenciamento dos participantes, logo em seguida foi realizada a cerimônia de abertura. Este ano, o evento trouxe diversos temas para debate, como: O Empreendedorismo e as Contribuições do Setor Contábil para o Desenvolvimento do Brasil; A Importância do Empreendedorismo para a Contabilidade; Os Desafios do Empreendedor Contábil; Ensaios sobre Contabilidade Empreendedora; dentre os conteúdos que desrespeitam a área contábil.

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus, participou, por meio do vice coordenador, Luiz Eduardo Leal, que, no dia 27, ministrou a palestra ‘Características Importantes para o Comportamento Empreendedor’, abordando estratégias comportamentais para se ter sucesso nos negócios.

Além dos debates, diversas empresas foram convidadas para participar da programação, com consultorias, atendimento e exposição de produtos. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), participou realizando consultas no banco de dados do SPC Brasil e Serasa, além de Cadastro Positivo a todos os participantes.

De acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas (CACiC - UEA), Wagner Alves, a segunda edição do evento trouxe diversas novidades, dentre elas a participação das empresas fazendo demonstração dos produtos, levando conhecimento e vantagens para os alunos de contabilidade. “Partindo dessa premissa, realizamos a primeira edição ano passado e este ano novamente com o tema ‘Empreendedorismo’, nada mais atraente, do que trazer profissionais renomados do Estado e empresas que possam estimular o lado empreendedor dos nossos estudantes”, comentou Wagner.

Para participar da II Semana de Contabilidade, os estudantes trocaram os ingressos, por alimentos não perecíveis. Ainda de acordo com Wagner, os alimentos arrecadados durante toda a programação serão doados a uma instituição filantrópica da capital, que será decidida em reunião com os membros do CACiC - UEA.