28.09.2016

Venda do Dia das Crianças terá alta de 1,11%

A pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) aponta que as vendas no comércio para o Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro, deve ter alta de 1,11%. Na pesquisa deste ano, 600 pessoas foram entrevistadas e 87% disseram que pretendem comprar um presente com o valor do ticket médio de, aproximadamente, R$ 92,87%.

Na avaliação do presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, de acordo com a pesquisa realizada, o valor do produto caiu, porém aumentou o número de pessoas que desejam presentear suas crianças. “Ainda vivemos uma situação negativa, porém, a expectativa é boa. A alta esperada de 1,11% ao menos empata com a expectativa de outras datas comemorativas, neste ano”, disse o presidente, acrescentando que a estimativa é R$ 48 milhões extras sejam movimentados no comércio.

Como no ano passado, os itens de vestuário aparecem no topo de lista de intenção de presente para os pequenos com 22,4%, seguido de bonecas (21,2%), carrinhos com controle remoto (12,10%), bicicleta (9,38%), videogame (5,90%), aparelho celular (3,60%), tablet (4,80), entre outros. Em 2015, os sete primeiros itens da lista, também, foram os citados acima, vestuário esteve no topo com 22,80% das intenções.

A pesquisa identificou também o que os entrevistados de cada localidade de Manaus pretendem dar de presente às suas crianças. Itens de vestuário apareceram em primeiro lugar no topo da lista de intenção dos entrevistados da zona norte (23,40%), zona leste (21,70%), zona oeste (26%) e zona centro-oeste (16,30%). Em segundo lugar, o item mais citado foi as bonecas e são opções dos entrevistados das zonas norte (23,20%), zona leste (20,20%), boneca (19%), e zona centro-oeste (20,10%).

A pesquisa entrevistou as crianças e, segundo elas, os presentes mais esperados são: bicicleta (19,90%), videogame (14,30%), aparelho celular (12,90%), boneca (14,90%), tablet (16,10%), entre outros.

Centro de Manaus

Quanto à opção dos consumidores para comprar seus presentes neste Dia das Crianças: 47,7 % pretendem comprar no comércio do Centro da Cidade, 34% pretendem comprar nos Comercio do bairro, 16,0% pretendem comprar nos shoppings, 0,8% pretendem comprar no supermercado, entre outros locais.

De acordo com a CDL Manaus, esses números demonstram que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e detém a preferência da maioria dos consumidores de Manaus. Outra característica é o papel dos comércios nos bairros que dependendo do presente ainda continua sendo bastante procurado para realizar as compras, os shoppings ficando como uma 3ª opção de compras.

Quanto à forma de pagamento que será utilizado pelos consumidores ao comprarem os presentes para o Dia das Crianças: 69% informaram que vão pagar em dinheiro, 25,9% vão pagar com cartão de crédito, 3,8% vão utilizar o cartão da própria loja, 0,7% vão pagar utilizando o crediário ou a carnê.

Segundo a CDL Manaus, diante dos dados, apesar de o cenário atual ser de recessão, os consumidores ainda preferem não se endividar a longo prazo com aquisições de presentes.

Veja a pesquisa: http://bit.ly/2cL3pjK