26.09.2016

Sindifisco-AM e Affeam realizam evento em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal

Em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, celebrado no dia 21 de setembro, o Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM) e a Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam) realizaram de 20 a 22 de setembro, a X Semana do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais com o tema “Combate à Sonegação Fiscal – Planejamento e Gestão”.

Como parte das comemorações, no dia 21, foi divulgado um vídeo institucional que abordou a importância do auditor fiscal para a sociedade, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Hamilton Caminha.

É papel do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais a aplicação da legislação tributária relativa ao ICMS, o IPVA e o ITCMD, em nível administrativo, com o objetivo de garantir o cumprimento, pelos contribuintes, das obrigações tributárias, assegurando, assim, a realização das receitas tributárias previstas na Lei Orçamentária Anual, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado.

Desta forma, o Auditor Fiscal de Tributos Estaduais contribui para o fortalecimento da sociedade, pois tem a responsabilidade de buscar das receitas tributárias próprias, tão necessárias para a prestação dos serviços públicos aos cidadãos, em especial, nas áreas da saúde, educação e segurança.

Na oportunidade, o Sindifisco-AM prestou homenagem ao ex-governador do Estado, Amazonino Armando Mendes, em agradecimento e reconhecimento pelas relevantes ações de valorização da carreira do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. Também foram homenageados, com a outorga do Diploma de Reconhecimento Fiscal, os Auditores Fiscais de Tributos Estaduais aposentados no período de setembro de 2015 a setembro de 2016: Agnaldo Cruz da Silva, Alzeni Pinho Pinto, Aparecida Gomes de Carvalho, Daniel Demóstenes Tavares Moura, Fátima Maria Olímpio Leite, Francisca Barbosa Feitosa, João Alfredo Mota Santiago, José Fernando Monteiro da Silva, Monique de Souza Barros, Raimundo Alves Pereira Filho e Sebastião do Nascimento Cabral.

No dia 22, foram realizadas diversas atividades recreativas, como: sinuca, tênis de mesa, xadrez e baralho. O destaque da programação recreativa foi o torneio de dominó com a entrega de troféu ao vencedor.

Sobre a data

O Dia do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais foi instituído pela Lei nº 3.219, sancionada em 23 de maio de 2007 pelo então governador do Amazonas em exercício, Omar José Abdel Aziz, e publicada na mesma data no Diário Oficial do