26.09.2016

Cidade Inteligente garante transparência na saúde, afirma Artur em almoço na CDL Manaus

O candidato à reeleição Artur Neto, da coligação ‘Por uma só Manaus’, participou, na última sexta-feira (23), de um almoço realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) que durante o mês de setembro, recebeu todos os candidatos a prefeito nas eleições deste ano. O deputado Marcos Rotta, candidato a vice-prefeito, não participou por estar em viagem de trabalho. A série de reuniões com os candidatos segue até quarta-feira (31).

Durante o encontro, Artur Neto falou sobre os projetos que vem desenvolvendo durante o seu mandato, desde 2012, e apresentou novas ações que pretende implantar na capital, se reeleito. Uma delas é a cidade inteligente, que segundo ele com o projeto em pleno funcionamento, a saúde pública municipal também ganhará agilidade e modernidade. Questões como controlar a distribuição de medicamentos, aplicação de vacinas, agendamento de consultas, exames especializados, fluxo de pacientes nas UBSs poderão ser resolvidas com o uso da tecnologia. De acordo com o candidato, é a transparência chegando definitivamente aos gastos públicos da saúde.

“O que estamos vendo na saúde do Estado é lamentável. Montaram uma quadrilha para assaltar a saúde no Amazonas. O esquema assaltou sistematicamente o dinheiro público e já descobriram ao menos R$ 112 milhões desviados. Isso explica o caos nas unidades geridas pelo governo do Estado. Com a Cidade Inteligente, todos poderão fazer o acompanhamento inclusive dos gastos. Cada cidadão será um guardião das finanças na saúde”, assinala Artur.

A modernização da administração já começou. Em 2013 à Prefeitura de Manaus investiu na aquisição de um dos data centers mais poderosos do País. O conjunto de computadores é capaz de processar e armazenar um volume gigantesco de informações. É o ponto central do projeto que vai interligar todas as unidades básicas de saúde por rede de fibra ótica, garantindo transparência a tudo que é feito e usado nas UBSs.

Artur falou ainda sobre a obra de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, e garantiu que antes do fim de seu mandato, fará a entrega do trecho entre às Avenidas Sete de Setembro e Floriano Peixoto, local onde se encontra o relógio municipal.

“A obra da Eduardo Ribeiro vai nos dar muito dinheiro no turismo. É uma mistura da Manaus da Belle Époque com o século 21. Era principal avenida daquela época. Não tem um centavo de real da Prefeitura ali, é dinheiro de empresa pagando medida compensatória”, afirmou.

Segundo o candidato, outras obras recentes também estão sendo realizadas sem gasto dos cofres da prefeitura, como a Praça da Matriz, Praça do Relógio, Praça Tenreiro Aranha, Praça Adalbeto Vale e Pavilhão Universal. “Tem outras obras que a gente quer fazer na próxima gestão. Todo turista brasileiro ou estrangeiro quer conhecer o mercado Adolpho Lisboa, que a gente restaurou em 7 meses e 23 dias depois de um parto de 6 anos. Fazendo outras mudanças, a gente vai ter uma cidade que vai dar orgulho, é nossa identidade que volta. A Rua Bernardo Ramos que é a primeira rua de Manaus já está praticamente revitalizada e isso não atrapalha nada nosso trabalho nos bairros, e turista vindo para cá nos ajuda a ter dinheiro para investirem outros locais”, ponderou Artur.

Falando em economia, Artur comprou a briga pelos empreendedores de Manaus, ele confirmou que vai implantar o projeto ‘Minha Primeira Empresa’, que tem como meta capacitar, dar crédito e acompanhar jovens empreendedores em novos negócios.

Dentre os assuntos, também foram discutidos, transporte, educação e lazer, além do comprometimento que o candidato firmou perante aos lojistas, sobre a desburocratização, um tema muito discutido durante os últimos anos.

Participaram da reunião, dirigentes da FCDL-AM, CDL Manaus, CDL Jovem, associados à CDL e convidados.