28.09.2016

CDL Manaus lança campanha de recuperação de crédito

Denominada “Limpe Seu Crédito e Faça Seu Nome Brilhar”, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) realiza a 10ª edição da campanha, que este ano, tem expectativa que cerca de 50 mil pessoas inadimplentes limpem seu nome na praça.

Diferente dos anos anteriores, em 2016, a campanha ocorrerá entre os dias 1º de outubro e 30 de novembro, e objetiva gerir modalidades para que o consumidor quite suas dívidas e recupere o crédito.

Para o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, a campanha já é esperada por lojistas e consumidores. “A ‘Limpe seu Crédito e Faça seu Nome Brilhar’ tornou-se muito esperada por todos, pois é uma oportunidade para que os consumidores possam resgatar seu crédito e quitar suas dívidas. Para lojistas, ela se torna favorável para a realização de negociações”, disse.

Ainda de acordo com Assayag, a expectativa é, mesmo com o atual cenário econômico, superar a edição de 2015, onde cerca de 1 mil estabelecimentos comerciais participaram da ação. “Para 2016, esperamos que pelo menos, 1100 empresas possam aderir à campanha para, em média, facilitar aproximadamente, 50 mil consumidores a saírem do banco de dados de inadimplentes”, otimizou Assayag. Ano passado, 47 mil pessoas conseguiram resgatar o crédito e sair da inadimplência.

Sendo referência para o Estado do Amazonas, a Campanha pretende reduzir o índice de inadimplência no comércio lojista no estado. Tal índice possibilita um melhor resultado para o comércio e aumenta a sustentabilidade do mercado em meio à crise política e econômica que assola o País.

Orientações

O consumidor pode negociar suas dívidas de duas formas: procurando a empresa credora ou entrando em contato com a CDL Manaus, caso o cidadão não saiba em qual estabelecimento está negativado.

A campanha ressalta a importância de os consumidores procurarem diretamente as lojas credoras que estejam participando da ação, entretanto, a CDL Manaus permite o acesso a serviços de orientação para negociação e quitação de débitos.

Assayag disse que o objetivo da entidade é estar atuante na defesa de seus associados e consumidores. “A CDL Manaus disponibilizará orientações para os seus associados e consumidores inadimplentes para que ambos firmem um acordo e alcancem bons resultados”.

Dívidas em atraso

A falta de atenção em relação a educação financeira e o desconhecimento a respeito das próprias contas são algumas das razões que comumente contribuem para o não pagamento das dívidas atrasadas e a organização do orçamento familiar. Segundo uma pesquisa nacional realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 42,2% dos inadimplentes não têm conhecimento sobre o número de parcelas das compras a crédito que serão pagas no próximo mês, três em cada dez (33,9%) não sabem ao certo o valor das contas básicas e 40,3% desconhecem até mesmo sua renda total.

Para evitar que as contas se percam, o portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz aconselha o preenchimento de uma caderneta diária com todos os gastos, chamada de apontamento. Além disso, realizar uma planilha de gastos trimestral, ajuda a conhecer os seus verdadeiros motivos do endividamento.

Para participar

A campanha é direcionada a associados CDL Manaus. Caso você não seja filiado à entidade e deseja associar-se e participar da ação, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Associado (SAA) pelos telefones: (92) 3621 – 3515/ 3555/ 3582 e saiba como.

Sobre a Campanha

A “Limpe seu Crédito e Faça seu Nome Brilhar” está em sua 10ª edição. É geralmente realizada no segundo semestre do ano, período em que muitos trabalhadores recebem o 13º salário, o que favorece o consumidor. “Quando o trabalhador recebe o 13º salário, no segundo semestre do ano, ele acaba tendo uma condição mais favorável para negociar suas dívidas”, explica Ralph Assayag.