11.07.2016

Festas juninas movimentam o comércio

Lojistas associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) apostaram na venda de itens para festa junina e têm registrado maior movimentação de clientes e de vendas, em relação aos primeiros meses do ano. Na lista dos itens mais vendidos, estão tecido de chita, bandeirolas, balões decorativos, chapéu de palha e, ainda, itens de armarinhos. Em entrevista à CDL Manaus, lojistas do segmento avaliaram o mercado para as festas nesta época do ano.

De acordo com a avaliação do gerente de marketing da Tropical Multiloja, Thiago Grillo, as vendas de itens para as festas deste período do ano iniciaram em maio. “Quem participa de festivais, quadrilhas inicia a produção das peças com um pouco de antecedência”, afirmou.

Grillo pontuou que devido ao cancelamento de alguns festivais houve uma queda na demanda por itens de armarinhos na loja, porém, devido à venda de itens de festas juninas informais, -  como fantasias prontas, material de pescaria, bandeirolas, chapéus, os balões – houve um crescimento pontual. “Este ano houve uma migração, vendemos menos itens de armarinhos e mais itens prontos”, reforçou.

Nas lojas do Shopping Manaus Via Norte, das ruas Saldanha Marinho e Terreiro Aranha os clientes vão encontrar os produtos juninos. Os itens de armarinho estão disponíveis na Tropical apenas da Terreiro Aranha.

O gerente da Shalom Festas, Joaquim Hermógenes, afirma que aumentou o número de clientes na loja, em comparação com os meses anteriores, mas o registro de vendas não teve a mesma alta. “Esperamos vender os itens juninos até o final de julho, apostas em clientes que participam de grandes festivais, igrejas que realizam arraias, escola, além de clientes que fazem festa em suas próprias casas. O carro chefe neste período são os chapéus de palha, balões decorativos e gigantes, além das bandeirolas”.

Já a gerente da Barcelona Beatriz Tecidos, Lucinéia Samara, afirma que as vendas de itens das festas juninas vão até agosto. “Agora, as festas são juninas, julinas e agostinas. Nossa maior demanda é por tecido de chita. Em relação ao ano passado, estamos sentido uma queda. Mas, ainda assim, estamos conseguindo vender e isso tem sido ótimo”.

Ela informou que atendem clientes, também, que participam dos festivais de boi bumbá que acontece tanto em Manaus, quanto no interior.  “Vendemos, por exemplo, elanca, tecido que é utilizado para a confecção de abadás de festivais”, detalhou.

A gerente de armarinho da loja Tapajós Tecidos, Joana Soares, disse que a loja já vendeu toda a chita disponível para o período e, agora, mantém as vendas apenas de itens de armarinhos. “Vendemos menos que no ano passado, mas ao menos estamos vendendo os itens que temos disponíveis e isso é um saldo positivo”.