28.07.2016

Auditor recebe Diploma de Cidadão de Manaus na CMM

CDL Manaus participa de Sessão Solene que concedeu o Diploma de Cidadão de Manaus a Augusto Bernardo Cecílio, auditor fiscal da Sefaz

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou, ontem (26), com o Título de Cidadão de Manaus – o auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Augusto Bernardo Cecílio. A homenagem foi proposta pelo vereador professor Samuel da Costa Monteiro, e contou com a presença do superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Manuel Joaquim de Oliveira Filho, compondo a mesa diretora.

O proponente da homenagem, vereador Samuel Monteiro, conduziu a cerimônia, que contou com diversas autoridades, além da presença dos familiares e amigos do auditor. Segundo ele, o título é o reconhecimento de todo trabalho exercido não só para a população de Manaus, mas do Amazonas. “Augusto já foi homenageado na Assembleia Legislativa, e hoje, na CMM, estamos fazendo essa homenagem por se tratar de um cidadão determinado, dedicado, onde prestou e presta um grande e relevante serviço para nossa cidade. Suas atividades sempre foram pautadas com ações que beneficiem a população, o que nos deixa comprometidos em fazer com que essa homenagem venha selar um grande trabalho realizado por ele”, comentou Samuel.

Em discurso, o homenageado agradeceu o autor da proposta, aos que compuseram a mesa diretora e a todos os presentes. Segundo Cecílio, o momento respinga favoravelmente a todos os colegas e amigos auditores. “Quando uma notícia boa acontece em nossa categoria, ela repercute positivamente a todos nós”. Ainda de acordo com o homenageado, “sair do interior do Amazonas, galgar e constituir uma carreira consolidada e receber o título de Cidadão de Manaus é um lisonjeio a qualquer pessoa. Após todas as dificuldades me orgulho desse prêmio e agradeço a casa e ao proponente pelo reconhecimento”, disse.

O superintendente da CDL Manaus destacou a parceria entre a entidade em levar cursos de Educação Fiscal ao municípios do interior do estado. “Quando o Augusto nos procurou pela primeira vez, nós ouvimos a ideia, e de repente percebemos que o único intuito era o de levar conhecimentos para as pessoas, o que os animou bastante. Não duvidamos em firma parceria com a Sefaz, na pessoa do Augusto, quando enxergamos que realmente é nobre o propósito. Já são 7 anos que proporcionamos oportunidades por meio do curso de Qualificação de Educação Fiscal aos empresários, lojistas, estudantes, em mostrar a importância da responsabilidade que todos nós temos que ter com os tributos fiscais. Parabéns ao Augusto”, saudou.

Para o secretário de Fazenda, Afonso Lobo, a homenagem engrandece a categoria, enaltece o corpo de servidores da Sefaz, que conta com valorosos colaboradores, que se doam em prol do desenvolvimento do Estado e pela qualidade do serviço prestado à população. “O Diploma de Cidadão de Manaus que Augusto Bernardo está recebendo, é um justo reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve na área fiscal e cidadania, com reflexos na própria história da educação fiscal em nosso País”, afirmou o secretário.

Sobre o homenageado

Augusto Bernardo Cecílio é amazonense de Parintins, formado em Direito, Administração e Estudos Sociais pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas, com especialização em Direito Tributário pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

É auditor fiscal de tributos estaduais da Sefaz - Secretaria de Fazenda – e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal). No final de 1997 esteve presente na primeira reunião nacional em Brasília, cujo grupo começava a formatar o Programa Nacional de Educação Tributária, permanecendo até hoje no PNEF, que é coordenado nacionalmente pela Esaf - Escola de Administração Fazendária, onde é disseminador e tutor.

Fundou e coordena o Programa de Educação Fiscal no Amazonas e foi membro do Comitê Executivo do Programa Nacional de Educação Fiscal, onde representou a Região Norte de 2010 a 2015.

No Amazonas, trouxe para o Programa instituições de grande importância, tais como a Seduc, Semed, Semef e Receita Federal, além de parceiros como a FCDL-AM, CDL Manaus, Affeam, Sindifisco-AM, entre outros.

Atualmente coordena a campanha de cidadania fiscal do Governo do Amazonas “Nota Fiscal Amazonense”, lançada em agosto do ano passado. Até o momento, mais 205 mil pessoas cadastraram o CPF no site da Campanha e participam dos sorteios diários, semanais, mensais e especiais, que no total, mais de R$ 4,8 milhões em prêmios já foram distribuídos.