03.06.2016

Dia da Liberdade de Imposto movimenta shopping de Manaus por mais Amazonas e menos impostos

Quase 70 lojas do centro de compras aderiam a ação de conscientização

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), interligada a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus)  em parceria com o Manauara Shopping realizaram ontem (02), o Dia da Liberdade de Impostos, que em Manaus ocorreu no centro de compras alavancando as vendas para o Dia dos Namorados, que segundo a CDL Manaus este ano terá aumento de 1,5% comparado ao ano passado.

Participaram da campanha 64 lojas de diferentes segmentos, como vestuário, eletrodomésticos, casa e conforto, eletroeletrônico e alimentação.

Segundo o coordenador estadual da CDL Jovem, Erick Bandeira, o shopping ofereceu mais de 500 produtos com a isenção do valor do imposto. “O DLI já é realizado no Amazonas a seis anos. Esse é o sexto evento que nós organizamos. No Brasil, começou a ser produzido por algumas instituições nos anos de 1980, para simbolizar o fim do período brasileiro em que a população passou trabalhando para pagar os impostos. Este ano, decidimos inovar, mudamos o formato que antes era em um posto de combustível, para um centro de compras, porque é uma ação de conscientização”, explicou.

Bandeira se mostrou muito satisfeito com o movimento e com a satisfação dos consumidores e lojistas. “As lojas tiveram desempenho excepcional, inclusive nos produtos que estavam com isenção dos impostos, muitos bateram as metas de vendas antes do encerramento do expediente. Acredito que eles anteciparam o Dia dos Namorados com um custo menor em ações de marketing, ocasionado pela exposição que a mídia deu ao shopping, mas no geral, o melhor balanço de todos, foi que nós observamos a população vindo atrás de condições diferenciadas, preços mais baratos, e o melhor, eles entenderam que a carga tributária é muito alta e sem ela, podemos proporcionar preços mais baratos”, enfatizou.

Para a lojista proprietária do quiosque Luppa Luppa, Waleska Lima, comparou a ação do DLI 2016 com a movimentação do Dia das Mães e Natal. “Eu gostaria de parabenizar a iniciativa da CDL Jovem por esse incentivo. Com a crise econômica, fica mais complicado de nós conseguirmos ter boas vendas, mas foi muito promissor e a gente espera que todos os anos possa ocorrer”, comentou.

Ainda de acordo com Lima, todos os itens comercializados pela loja foram oferecidos com a isenção de imposto. “Nós colocamos todos os nossos produtos com a isenção dos impostos, com a aplicação de 27,5% que nós pagamos, um produto que sairia por R$ 210,00, com o abatimento da carga tributária, saiu por R$ 152,00”, enfatizou.

A gerente de Marketing do Manauara Shopping, Maria Ferreira, explica que esta ação pioneira em centro de compras, além de ser uma oportunidade de parceria com a CDL Jovem, também é uma forma de conscientização ao consumidor. “A proposta é essa. Talvez muitos clientes estejam aqui pensando no desconto, mas na verdade a proposta é de conscientização do quanto de imposto é pago e o quanto a gente poderia trabalhar para não ter esses impostos e ter mais dinheiro no nosso bolso”, frisou.

O DLI 2016 foi realizado além de Manaus, em outras oito capitais do Brasil com o intuito de protestar contra a alta carga tributária cobrada pelo governo nos produtos comercializados.

A cerveja está entre os produtos e mercadorias que só de imposto chega a dobrar de preço. Para o vice coordenador da CDL Jovem, Luiz Eduardo Leal, o feedback por parte dos lojistas foi bastante positivo. “Recebemos muitos elogios dos lojistas falando que eles conseguiram dobrar e até triplicar as vendas comparado ao mesmo período do ano passado, eles estão muito felizes com a ação. Vamos trabalhar para que a cada ano possamos melhorar ainda mais a campanha, e o mais importante é que a população da cidade de Manaus foi conscientizada sobra a alta carga tributária que nós pagamos, o objetivo da campanha foi alcançado”, citou.

A Amazon Print, loja do segmento de eletroeletrônico e casa e conforto, ofereceu mais 150 itens sem a cobrança de imposto, dentre eles, ar condicionado split, prancha para cabelo, placa de vídeo, roteador wireless, cafeteira, pen drive, sanduicheira, entre outros.

De acordo com o gerente da loja, Marcelo Custódio, o DLI veio de encontro ao cenário econômico, e serviu para dar uma aquecida no comércio. “Aproveitamos a oportunidade para mostrar a quantidade de oposto cobrado pelo governo, que muitas pessoas pensam que é o lojista, mas não, os preços ficam elevados, justamente, pela quantidade de carga tributária que nós pagamos”, explicou.

“Ouve crescimento muito significativo nas vendas. A movimentação e a rotatividade do público foi muito grande, também por conta do ar-condicionado que com o abatimento de 32,5% de imposto, de R$ 1025,00, saiu por R$ 773,00”, finalizou Custódio.

A funcionária pública, Ana Paula Patrocínio, ficou sabendo da campanha livre de imposto e gostou da iniciativa, porque além de oferecer preços menores ainda trabalha a conscientização na população. “Eu resolvi aproveitar, porque muitas vezes nós fazemos as compras e não nos atentamos na nota, e lá tem discriminado a carga tributária e quando na verdade custa o produto. É impressionante, porque geralmente levamos um produto com preço de dois, ao invés de termos o imposto mais barato para que nos possibilitasse fazer mais compras ou procurar o menor preço”, ponderou.

“Aproveitei a campanha para presentear e me presentear também’’, finalizou Patrocínio.

Agëncia CDL