Not?cias

30.05.2016

Venda no Dia dos Namorados deve ter alta de mais de 1,5%

Compartilhe: WhatsApp

Em Manaus, casais vão presentear dando itens de vestuário

 

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) é que as vendas do comércio no período do Dia dos Namorados, 12 de junho, tenha um alta de pouco mais de 1%, em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo pesquisa da CDL Manaus, os artigos de vestuário aparecem no topo da lista de intenção de compra e o ticket médio é de aproximadamente R$ 86,56. A CDL Manaus ouviu 545 pessoas, nos dias 24 a 30 de abril, em todas as zonas da capital amazonense.

 

Na avaliação do presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, os lojistas têm recorrido as formas tradicionais para atrair os casais de namorados, apostando em vitrines chamativas e em promoções. “Sabemos que os consumidores estão com menos dinheiro, mas continuarão comprando itens para presentear seu namorado ou namorada. Os lojistas estão otimistas e apostam em pacotes especiais para casais, promoções e descontos”, afirmou.

 

De acordo com a pesquisa da CDL Manaus, os artigos de vestuário aparecem como preferência dos consumidores que vão presentear em todas as localidades de Manaus. Na Zona Centro-sul, 22,6% disseram que vão comprar itens de vestuário, seguido de 13,8% que optou por perfumes e similares; na Zona Centro-Oeste o vestuário aparece com 20,2% das intenções, seguido de calçados, cinto e porta cédulas com 20,04; na Zona Leste a população optou por vestuário (22%) e smartphone e celulares (11,8); na Zona Oeste, também, aparecem os itens de vestuário (20,2%) e smartphone e celulares (9,9%); na Zona Norte os itens são os mesmo, mas na proporção de 17,9% e 17,3%; e na Zona Sul, também, no topo aparece artigos de vestuário (14,7%) e smartphone e celulares (16%).

 

Na pesquisa geral da CDL Manaus, 17% dos entrevistados vão comprar artigos de perfumaria, seguindo de aparelhos celulares (16,05%), vestuário (16,1%), calçados e cinto (12,9%), joias e relógios (11,2%) e livros (5,5%), entre outros itens. No ano passado, os cinco primeiros itens que apareceram na pesquisa foram os mesmo, entretanto, com percentuais diferentes: 19,5% vestuário, 14% celular, 11,8% perfume e similares, joias e relógio 10,4%, calçados e cinto 11,3% e livros 5,1%.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, este ano, as mulheres estão mais dispostas a presentear seus namorados. O número delas corresponde a 47,15%. Já os homens, do total dos entrevistados, somente 46,63% pretendem presentear suas namoradas.

 

Em média, o ticket de compra deve ser de R$ 86,56. Em relação à pretensão de gastos as estimativas são: 24,93% pretendem gastar de R$ 110,01 a R$ 130; 22,55% pretendem gastar de R$ 130 a R$ 200; 12,50% pretendem gastar de R$ 200,01 a R$ 400; 12,07% pretendem gastar de R$ 80,01 a R$ 110; e 10,20% pretendem gastar mais de R$ 600,01.

 

Quanto à forma de pagamento que será utilizado pelas pessoas ao comprarem presentes para o Dia dos Namorados, 70,1% dizem que vão pagar em dinheiro, 23,1% em cartão de crédito, 2,7% em cartão da loja, 0,7% em crediário ou carnê, 2,5% em cartão de débito, e 0,5% em cheque a vista e não sabe 0,4%. Apesar de estarmos em um ano de recessão, os consumidores, ainda, preferem não se endividar a longo prazo com aquisições de presentes.

 

Veja a pesquisa: http://bit.ly/25wd4kX

 

Agência CDL 

 

Newsletter

Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015