16.05.2016

Líderes do movimento lojista nacional apresentam modelo de governança em Manaus

Entidades nacional e regional debatem modelo de trabalho para o sistema que representa o comércio

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), nas pessoas dos seus presidentes, Ezra Benzion Manoa e Ralph Assayag, realizaram neste sábado (14) um encontro de governança, com a presença do presidente e diretores da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O encontro serviu para apresentação do modelo de Governança Societária e Corporativa. O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, saudou a presença dos presidentes, dirigentes amazonenses e de outros estados no encontro.

“É sempre uma honra recebermos representantes da Confederação Nacional e do SPC Brasil que nos representa dentro do movimento lojista. Contamos aqui com presenças marcantes de líderes da FCDL-AM e CDL Manaus, além de representantes de outros estados da região norte, o que muito nos orgulha”, afirmou.

O presidente da CNDL, Francisco Honório Pinheiro Alves, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido nacionalmente.

“Estamos determinados a fazer mais e melhor com um modelo de governança que funciona de forma integrada com as partes do sistema CNDL, FCDL e CDL. É uma construção que une contábil e tributário baseado em três pilares: a inclusão com associativismo comercial, desenvolvimento de melhores práticas de gestão e aderência absoluta aos instrumentos legais”, explicou.

Tendo em vista o novo cenário das CDLs com a implantação desse novo modelo de gestão, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, enfatizou sobre a qualificação profissional dos colaboradores e a velocidade na tomada de decisões.

“O Brasil está mudando muito rápido, assim como as necessidades dos nossos associados. Nós temos que estar atentos a isso e a proximidade com eles é fundamental. Agilidade na decisão e qualidade no portfólio de serviços oferecidos é o que esperamos com a implantação do projeto”, relata.

Ainda de acordo com Pellizzaro, o cuidado com os associados CDL e SPC são de extrema importância para o sistema. “Temos que encarar nossos associados como clientes com necessidades, e com esperança que eles têm no nosso trabalho, e até na manutenção do seu próprio negócio. No momento de crédito restrito, dificuldades nas operações, todos nós sabemos que pior do que não vender, é vender e não receber. É esse apoio que as CDLs precisam dar e estar prontas a dar para as empresas associadas”, afirma.

O modelo do projeto de governança apresentado tem a parceria da Fundação Dom Cabral (FDC) cujo foco são os grandes temas que tem sido objeto de análise, reflexão e regulação relacionados as questões centrais de gestão debatidos nas reuniões.

Para o professor e representante da FDC no encontro, Gilmar de Melo Mendes, estão sendo criadas novas estratégias e ações para serem incorporadas nas CDLs de todo o Brasil.

“Esse é um novo projeto de modelo de negócio, governança e gestão. Avançamos no modelo de negócio, já estruturamos e estamos na fase de entendimentos e aprovação final do modelo de governança corporativa. Agora vamos entrar no modelo de gestão. Significa dizer que esses são os três pilares que sustentam a organização para enfrentar os desafios modernos de ter mais clientes, de faturar melhor e de ter segurança na operações”, explicou.

Segundo o professor, a Fundação contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Seguros Privados (CAPMG). “Os pilares da proposta foi montado pela Fundação Dom Cabral com o auxílio na parte contábil e jurídica da CAPMG, que foram apresentados na CDL Manaus e em várias CDLs pelo Brasil. Esperamos consolidar já com o modelo de gestão”, finalizou.

Também participaram da reunião o presidente da FCDL-CE, Francisco Freitas Cordeiro; o presidente do Conselho Nacional do SPC Brasil e presidente da CDL Belo Horizonte, Bruno Selmi Dei Falci; o presidente da CDL Boa Vista, Edson Freitas Bezerra; o superintendente administrativo e financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges; a gerente jurídica do SPC Brasil, Vivian Meira Ávila Moraes; bem como os dirigentes da FCDL-AM, Antônio Kizem; Mercedes Martine; Ellen Litaiff; Hamilton Caminha; Marcelo Lôbo; Paulo Cézar Furtado de Queiroz; Sérgio Amorim; Marcus Martins e Saulo Marques.