22.03.2016

Taxa de juros do cartão de crédito chega a 419% ao ano

A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) anunciou que os juros do cartão de crédito chegaram, em fevereiro deste ano, a 419,6% ao ano, a maior taxa desde outubro de 1995. A taxa mensal atingiu 14,72%.

Com esses juros, o consumidor que deve R$ 1 mil no cartão de crédito vê o débito saltar para R$ 5.196,00 ao fim de 12 meses.

De acordo com a Anefac, a alta na taxa de juros pode ser atribuída ao “cenário econômico que aumenta o risco do crescimento nos índices de inadimplência. Este cenário se baseia no fato dos índices de inflação mais elevados, aumento de impostos e juros maiores reduzirem a renda das famílias. Agregado a isto o baixo crescimento econômico, o que deve promover no crescimento dos índices de desemprego. Tudo isto somado e o fato de que as expectativas para 2016 serem igualmente negativas quanto a todas estes fatores leva as instituições financeiras a aumentarem suas taxas de juros para compensar prováveis perdas com a elevação da inadimplência”.

Além disso, as turbulências política e econômica fizeram com que as instituições financeiras tivessem que aumentar os juros para compensar as perdas, e as perspectivas apontam que a tendência é de que as taxas continuem sendo elevadas nos próximos meses.

O correntista que entra no cheque especial também não tem alívio e vê a dívida ser multiplicada em quase quatro vezes em um ano. As taxas médias para essa modalidade atingiram 255,94% ao ano (11,16% ao mês), no maior nível desde julho de 1999. Uma dívida de R$ 1 mil aumenta para R$ 3.559,40 ao fim de 12 meses.