16.03.2016

Procon lança aplicativo em semana do consumidor

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção e Orientação ao Consumidor do Estado do Amazonas (Procon-AM) lançou no último dia 15 de março, na sede do Governo, na Compensa, o aplicativo “Procon Amazonas” desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam).

A solução tecnológica permite que os cidadãos acompanhem os preços praticados nos postos de gasolina da capital amazonense, a partir de uma pesquisa semanal realizada pelo órgão de defesa do consumidor.

Nos 20 primeiros dias de utilização, o aplicativo “Procon Amazonas” está disponível apenas para celulares e tablets que operam o sistema Android, a partir daí, será livre também para o IOS. A ferramenta traz também dicas gerais sobre os direitos de defesa do consumidor amazonense.

O diretor-presidente da Prodam, Márcio Silva de Lira, explica que o objetivo é levar os direitos do cidadão para a palma da mão, por meio do celular. “As informações cadastradas são automaticamente sincronizadas com o aplicativo e disponibilizadas aos usuários”, informa.

Além da pesquisa de gasolina, outras funções serão incorporadas em breve no aplicativo; tais como as pesquisas de valores de alimentos, cesta básica e das tarifas bancárias, afim de facilitar ainda mais a vida do consumidor quanto aos preços de mercado.

De acordo com a secretária-executiva do Procon-AM, Rosely Fernandes, o propósito do aplicativo é fazer com que os consumidores possam ter acesso de uma forma cômoda e desburocratizada aos preços dos combustíveis. “A ferramenta veio de encontro ao anseio do consumidor. O aprimoramento do aplicativo foi discutido, debatido, junto ao grupo força tarefa que deu o maior apoio a esse projeto fazendo com que ele esteja no ar”, afirmou.

Ainda de acordo com Rosely, a ação teve a parceria da Prodam no desenvolvimento do aplicativo. “Ele vem com o geo localizador, o cidadão de onde ele estiver, vai obter a informação e saber qual é o posto mais próximo, a gasolina mais barata e o posto que está vendendo o combustível mais caro”.

“O que nós queremos com isso, é que a concorrência realmente faça valer, fique acirrada e o preço caia, queremos ainda o preço justo aliado à qualidade do serviço. Isso para o consumidor é fundamental”, finalizou.