04.01.2016

Reajuste no valor da UFM

Começou a vigorar no dia 1º de janeiro (última sexta-feira), o novo valor da Unidade Fiscal do Município (UFM) que aumentou para R$92,97, o que representa 11% de reajuste em relação ao ano anterior.

Para definir o novo valor da UFM, a Secretaria Municipal de Finanças (Semef) usou como base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses, que ficou em cerca de 10,9674%

De acordo com o subsecretário da Semef, Francisco Moreira, a inflação aumentou por volta de dois dígitos o que ocasionou o reajuste do valor nesta faixa. “A partir deste mês, todos os créditos da Prefeitura são corrigidos de acordo com essa base, inclusive as dívidas”, afirmou Moreira.

A UFM é utilizada para cálculos de impostos e taxas municipais, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Verificação de Funcionamento Regular, os contribuintes com débitos na Prefeitura de Manaus terão que se adequar ao novo valor para fazer o pagamento de suas dívidas.

Em 2015, de acordo com o decreto n.º 2.972, publicado no Diário Oficial do Município, o valor válido para as UFM´s era de R$83,78.