Not?cias

22.12.2016

Vendas na internet vão dobrar no Brasil até 2021, indica o Google

Compartilhe: WhatsApp

As vendas pela internet devem aumentar, em média, 12,4% ao ano e atingir um total de R$ 85 bilhões em vendas, de acordo com um estudo encomendado pelo Google junto à empresa Forrester Research, que indicou que as vendas na internet no Brasil vão dobrar até 2021.

 

 Com isso, o e-commerce passaria dos atuais 5,4% de participação no varejo para 9,5% (sem incluir vendas de alimentos e bebidas).

 

 Carol Rocha, gerente de insights de varejo do Google, diz que o crescimento das vendas pela internet, mesmo em contexto de crise, é viabilizado pela possibilidade de comparação rápida de preços e ofertas oferecidas aos consumidores.

 

 Boa parte desse avanço virá de novos consumidores, aponta o estudo. Nos próximos cinco anos, 27 milhões de pessoas irão fazer sua primeira compra on-line. Com isso, serão 67,4 milhões de compradores pela internet, o que irá representar 44% dos internautas em 2021, segundo o estudo.

 

Outra grande transformação do mercado, de acordo com a Forrester Research, será o ganho de participação dos smartphones nas vendas. O estudo aponta que, até o fnal de 2016, 19% das vendas do e-commerce deverão ser feitas via dispositivos móveis. Em 2021, a participação deles nas vendas on-line será de 41%.

 

De acordo com a empresa, atualmente, 30% dos internautas só podem ser alcançados através do mobile, pois não acessam a internet em outros dispositivos.

 

Influência

 

Mesmo quando a compra não é fechada pela rede, a internet pode ter papel importante na decisão do consumidor.

 

O estudo afirma que 19% das vendas off-line totais do varejo restrito (desconsiderando alimentos e bebidas) já sofrem influência do meio digital, totalizando R$ 165 bilhões.

 

Até 2021, essa influência deve crescer, chegando a 32% das vendas. Eletrônicos, livros e eletrodomésticos são categorias onde o on-line mais exerce influência nas vendas na loja física, participando da venda de seis e cada dez desses produtos.

 

Conforme o consumidor brasileiro se torna mais habituado a comprar pela internet, sua compra irá crescer em categorias como moda, artigos esportivos e comida, diz Victor Brotto, analista de indústria do Google.

 

Para a realização do estudo, o Google entrevistou aproximadamente 4500 pessoas, nas faixas etárias de 16 a 75 anos, a partir da internet. A Forrest Research combinou essas informações com outros dados disponíveis no mercado e informações do próprio Google, como tendências de buscas, explica Rocha.

 

Agência CDL 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015