26.12.2016

Qualificação é essencial para conseguir uma vaga de trabalho

A cada dia que passa, as empresas ficam mais exigentes na qualificação profissional dos colaboradores. Fazer cursos é importante mesmo para o profissional que está trabalhando. Atualmente está mais demorado achar uma vaga, não só por causa da crise, mas muitas vezes, porque falta candidato com o perfil exigido.

Pensando na qualificação profissional da população manauara, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), por meio da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), está com matrículas abertas para dez cursos de capacitação que visam contribuir para o preparo de pessoas que almejam uma vaga em um mercado competitivo.

Segundo o supervisor de cursos da UTV, Helder Sá, não adianta ter apenas a formação básica. As empresas querem um profissional com um currículo recheado: “As empresas aumentam a exigência para abrir uma vaga, justamente porque não querem uma pessoa, para ser desenvolvida, para ser treinada. Querem trazer alguém pronto de verdade. Desenvolver um profissional internamente significa um custo, um gasto para a empresa, que neste momento ela não quer ter”, explicou.

Para o início de ano, os cursos disponíveis pela universidade são: NR10 – Atualização; Ciclo de Desenvolvimento Profissional; Noções Básicas de Segurança no Trabalho; Cálculo de Departamento de Pessoal; ICMS Básico; Controle e Acuracidade de Estoque; Técnica de Oratória – Como se expressar em público; Analista T&D; Departamento de Pessoal Informatizado e Liderança Coaching. Entre as qualificações, será realizada a palestra ‘Liderança Competente, Resultado Diferente”, que abordará conceitos sobre gestão no ramo empresarial.

A administradora Ana Carolina Siqueira, a vendedora Andrea Lima e o encanador Leandro Oliveira estão esperando há meses por uma chance no mercado de trabalho. A favor deles estão os anos de experiência. Ana, por exemplo, é graduada em marketing e quer continuar atuando em administração, como fez por dez anos. Só que ela e as vagas andam se desencontrando: “Tem vaga que eu mandei currículo em setembro e a vaga ainda está em aberto”.

Andrea tentou trabalhar como operadora de caixa, mas não se encaixou. O salário era menor e ela não se adaptou ao cargo. O que ela quer mesmo é voltar a ser vendedora, mas não está conseguindo, por falta de qualificação na área, o curso de Técnicas de Oratória a ajudaria a recolocar na área de pretende atuar.

Dentre os cursos oferecidos, está o ‘Noções Básicas de Segurança do Trabalho’ que abordará assuntos referentes as medidas técnicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, eliminando condições inseguras no ambiente de trabalho com a implantação de novas práticas.

Aos interessados que queiram se qualificar pela UTV, podem entrar em contato pelos telefones: (92) 3621-3594/ 3595 ou pelo WhatsApp (92) 99371-1740. Para matrícula são necessários RG e CPF, para menores de 18 anos é necessário a apresentação da documentação do responsável e declaração escolar. Os cursos podem ser parcelados nos cartões com preços acima de R$ 200,00 e para associados CDL, no crediário próprio da instituição. A UTV está localizada na Avenida Atlântica, 125, bairro Raiz (altos do Supermercado C.O), Zona Sul de Manaus.

Veja a tabela de cursos: http://bit.ly/2hrHB0u