Not?cias

16.11.2016

Taxa de inadimplência no AM cai pelo terceiro mês

Compartilhe: WhatsApp

A taxa de inadimplência no Amazonas caiu pelo terceiro mês consecutivos. Em setembro, a taxa ficou em 4,0%, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag. Em agosto, a taxa foi de 4,1% , em julho, de 4,2%.

 

Segundo o presidente da CDL Manaus, o cenário econômico no comércio está mais favorável, porém, os lojistas ainda esperam uma melhora mais significante. “Nossa média de taxa de inflação é de 3,2%, dado registrado em junho, diferente do restante do País que tem média de 5,9% a 6%. Entretanto, com as mudanças que temos notado, provenientes do Governo Federal, acreditamos que a situação caminha de forma positiva”, avalia Ralph.

 

Segundo os dados da CDL Manaus, 64 mil pessoas que estavam com seu crédito negativo, conseguiram deixar a lista dos maus pagadores em setembro. Outros 70 mil, entraram na lista de maus pagadores, no mesmo mês. “Entre as razões de perder o crédito está o desemprego, o ato de emprestar o nome a terceiros e eventuais problemas como doença em família”, detalhou.

 

A expectativa é que com o pagamento do 3º mais inadimplentes consigam “limpar seu nome”. “Acreditamos que muitas pessoas já utilizaram o 13º para quitar suas dívidas e isso deve perdurar nos próximos meses e temos incentivado que os negativados participem da campanha da CDL Manaus ‘Limpe Seu Crédito e Faça Seu Nome Brilha’”, apontou.

 

Nacional

O número de brasileiros negativados aumentou, em setembro, e atingiu 59 milhões, após três meses seguidos de queda, aponta o Indicador de Inadimplência Pessoa Física do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em maio, a estimativa apontava 59,3 milhões de inadimplentes e, desde então, passou para 59,1 milhões, em junho, 58,9 milhões em julho, e 58,8 milhões, em agosto. Em um ano, houve um crescimento de 2 milhões de negativados - em setembro de 2015, os consumidores em situação de inadimplência somavam 57 milhões.

 

A Região Norte que, com 5,45 milhões de devedores, possui 47,23% de sua população adulta incluída nas listas de negativados - o maior percentual entre as regiões pesquisadas.

 

Já o  Nordeste, concentra o maior número absoluto de negativados, somando 15,42 milhões de consumidores nesta situação, o que representa 39,06% da população adulta da região.

 

Agência CDL 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015