16.11.2016

Taxa de inadimplência no AM cai pelo terceiro mês

A taxa de inadimplência no Amazonas caiu pelo terceiro mês consecutivos. Em setembro, a taxa ficou em 4,0%, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag. Em agosto, a taxa foi de 4,1% , em julho, de 4,2%.

Segundo o presidente da CDL Manaus, o cenário econômico no comércio está mais favorável, porém, os lojistas ainda esperam uma melhora mais significante. “Nossa média de taxa de inflação é de 3,2%, dado registrado em junho, diferente do restante do País que tem média de 5,9% a 6%. Entretanto, com as mudanças que temos notado, provenientes do Governo Federal, acreditamos que a situação caminha de forma positiva”, avalia Ralph.

Segundo os dados da CDL Manaus, 64 mil pessoas que estavam com seu crédito negativo, conseguiram deixar a lista dos maus pagadores em setembro. Outros 70 mil, entraram na lista de maus pagadores, no mesmo mês. “Entre as razões de perder o crédito está o desemprego, o ato de emprestar o nome a terceiros e eventuais problemas como doença em família”, detalhou.

A expectativa é que com o pagamento do 3º mais inadimplentes consigam “limpar seu nome”. “Acreditamos que muitas pessoas já utilizaram o 13º para quitar suas dívidas e isso deve perdurar nos próximos meses e temos incentivado que os negativados participem da campanha da CDL Manaus ‘Limpe Seu Crédito e Faça Seu Nome Brilha’”, apontou.

Nacional

O número de brasileiros negativados aumentou, em setembro, e atingiu 59 milhões, após três meses seguidos de queda, aponta o Indicador de Inadimplência Pessoa Física do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em maio, a estimativa apontava 59,3 milhões de inadimplentes e, desde então, passou para 59,1 milhões, em junho, 58,9 milhões em julho, e 58,8 milhões, em agosto. Em um ano, houve um crescimento de 2 milhões de negativados - em setembro de 2015, os consumidores em situação de inadimplência somavam 57 milhões.

A Região Norte que, com 5,45 milhões de devedores, possui 47,23% de sua população adulta incluída nas listas de negativados - o maior percentual entre as regiões pesquisadas.

Já o  Nordeste, concentra o maior número absoluto de negativados, somando 15,42 milhões de consumidores nesta situação, o que representa 39,06% da população adulta da região.