Not?cias

25.11.2016

Lojista: Como estabelecer uma comunicação de sucesso com seu cliente

Compartilhe: WhatsApp

Um dos desafios dos lojistas é estabelecer uma estratégia de comunicação com seus clientes a tal ponto que essa relação seja fidelizada. Para isso, é necessário conhecer seu público alvo, traçar planos de comunicação e assim estabelecer uma conexão genuína. As informações são da coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, treinadora comportamental e professora da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), Simone Meira.

 

Na avaliação da profissional, o primeiro passo para uma comunicação bem sucedida é definir de fato o mercado de atuação composto pelos: clientes, fornecedores e concorrentes. “A partir daí ele consegue criar estratégicas específicas para aquele público alvo, mas é necessário definir o nicho de mercado”.

 

Quem é seu cliente?

Depois disso, o empresário de lojas de varejo (calçado e vestuário), por exemplo, precisa responder as perguntas: Quem é o meu público? Quem consumirá meus produtos? Meus clientes têm que idade? Qual o estilo das minhas roupas/calçados?

 

Em seguida, é necessário perguntar onde seus clientes se encontra. Entre as opções há quem atua no mundo corporativo, shoppings, baladas, barzinhos, na praia, academias, etc. “A partir destas respostas o empresário cria estratégias específicas para o seu público, direcionando um marketing estratégico e atendimento ao cliente. Parece óbvio, mas muitos empresários atropelam um planejamento e partem para as vendas”, avaliou Simone.

 

Para a especialista, a pesquisa sempre é uma estratégia interessante, através dela se consegue respostas específicas do público alvo, quais gostos, anseios, problemas específicos e até mesmo tendência do momento.

 

Utilizando a internet

Com as respostas em mãos, é possível traçar planos para atrair o cliente, conforme o local onde ele se encontra. Se nas redes sociais, baladas, barzinhos, esportes. Enfim, por isso, a definição ajuda com o marketing estratégico. Uma estratégia interessante é impulsionar posts no Facebook, e filtrar conforme a idade.

 

Simone Meire destaca ainda que toda a empresa deve estar nas redes sociais, utilizando os canais de comunicação com seus clientes, preocupando-se com a sua marca e de que forma deseja registrá-la na mente de seu público. “Porém, até nas redes sociais é necessário saber onde estão seus clientes, pois dependendo do público, eles podem estar no Facebook, iInstagram, Twiter ou Linkedin.

 

Fidelizando clientes

Para fidelizar os clientes, o ponto de partida do empresário deve ser a criação de um cadastro manual ou eletrônico de seus clientes, com os seus dados, última compra, data de aniversário, gostos específicos, conforme o nicho de mercado da loja. E, no momento do cadastro, pedir autorização de envio das mensagens com o objetivo de divulgar novidades, promoções, felicitação de aniversários, etc.

 

Essa conexão genuína com os clientes é de suma importância para os empresários fidelizarem seus clientes e fazer com eles sejam fãs de sua loja e com isso até indiquem aos seus amigos e familiares. Portanto, sem esquecer da excelência no atendimento ao cliente, encantar o cliente de fato, inovar sempre e um pós-venda efetivo.

 

 

Agência CDL 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora