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16.11.2016

É preciso dosar o uso do aparelho celular durante o trabalho

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Com a consolidação das redes mobile, as informações ficaram mais acessíveis e em uma velocidade surpreendente. Esse avanço é de grande valia para a sociedade atual, mas trouxe a necessidade de estarmos sempre conectados ao mundo virtual. Logo, o uso de aparelhos celulares, por exemplo, adentra ao ambiente de trabalho, muitas vezes de maneira negativa, principalmente, em funções que requerem interação com outras pessoas ou atenção do colaborador. Neste cenário, lojistas e colaboradores precisam estar atentos para passarem uma boa impressão aos seus clientes.

 

Para o especialista em Qualidade de Serviço, consultor e professor da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), Dinarte Fernandes, a função de atendente e vendedor, atualmente, é incompatível com o uso de celular. “Ainda que não incorra no risco de acidente, como em algumas outras funções, podem ocasionar outros tipos de problema. Por exemplo, quando um cliente entra em uma loja em que o vendedor se encontra com a atenção voltada para seu aparelho celular, na maioria das vezes o mesmo vem a se sentir desprestigiado e até mesmo desrespeitado enquanto consumidor”, detalha.

 

Na avaliação de Dinarte Fernandes, é possível que o cliente que vivenciou a experiência acima, não retorne mais a esta loja, sendo, então, motivo para a queda de vendas da mesma. “A excelência no atendimento deve ser preconizada sempre, mas, principalmente, no atual cenário econômico, onde não se pode dar ao luxo de perder clientes por causa de um atendimento inadequado ou insatisfatório.

 

Uso excessivo

 

A comprovação do uso recorrente do celular em serviço, de acordo com o especialista, pode chegar a gerar a demissão por justa causa de um funcionário que excede o número razoável de sansões acerca da questão, pois pode caracterizar indisciplina e/ou insubordinação, de acordo com o Artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Dinarte afirma que antes de chegar a um ponto tão extremo, o empregador ou gerente deve utilizar de táticas para moderar a utilização dos telefones na hora do expediente. “Sugiro conscientizações feitas através de treinamentos e diálogos sempre são as melhores soluções”, acrescentou.

 

Solução

 

Uma boa forma de solucionar o uso de telefone celular no horário de expediente seria a criação, implementação e divulgação frequente do regimento interno que indique em quais situações e horário o funcionário poderá utilizar seu aparelho celular, deixando claro também quais as sansões no caso de descumprimento da regra.

 

Dinarte reforça que o bom senso é a melhor solução, pois há casos esporádicos, em geral, relacionados à saúde de algum ente, que o mesmo necessita ficar em alerta para possíveis informações, entre outras situações.

 

Agência CDL 

 

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