23.11.2016

Amazonas registrou aumento na abertura de novos empreendimentos

No primeiro semestre deste ano, o Amazonas registrou aumento de 0,9% no volume total de empreendimentos. Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Amazonas (Jucea) foram 10.742 novas empresas abertas nos seis primeiros meses de 2016. A variação foi de -5,5% na comparação com o ano anterior.

Ainda de acordo com a pesquisa, a Região Norte ficou na última posição no ranking que avaliou todas as regiões do país. Com 58.417 novas empresas ou 4,9% do total de empreendimentos inaugurados.

Do total da região, o Amazonas apresentou, aproximadamente, 18,4% do resultado. O estado ficou atrás apenas do Pará, que registrou 45,4%, um total de 25.839 novos empreendimentos. O estado na região que menos abriu empresas foi Roraima, com quase 3% ou total de 1.720.

De acordo com o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ataliba Antônio Filho, o resultado tímido, que garantiu ao Amazonas a 20ª posição no ranking entre todas as unidades da federação, “ainda não é sinal de recuperação da economia local”.

O presidente da ACA disse ainda que da mesma forma como se abrem empresas, se fecham. “O mercado está instável, ainda não há equilíbrio. Os indicadores não são totalmente fieis, tendo em vista que muitas empresas estão mudando o regime de tributação para um sistema contábil mais fácil”, salientou.

Questionado sobre a expectativa das empresas com a economia para 2017, o presidente da ACA foi modesto e disse que o ano será de desafios. Segundo ele, as empresas ainda vão enfrentar dificuldades para se reerguerem.

Brasil

No Brasil entre janeiro e julho deste ano, o registro de criação foi de 1.199.373 novas empresas. Trata-se de uma quantidade 1,8% superior à registrada nos sete primeiros meses de 2015, quando ocorreram 1.178.356 nascimentos.