12.08.2016

Curso de Libras qualifica servidor do comércio

Reconhecida por meio da lei nacional nº 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais é garantida como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para ampliar a comunicação no mercado, o setor educacional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) - a Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV) valoriza e promove o desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores do comércio, com foco em atendimento de qualidade para a população, visando também a inclusão social. Exemplo disso, é o curso ‘Instrumental em Libras para Atendimento ao Cidadão Surdo’, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel), que hoje faz parte do novo cronograma de cursos In Company da entidade.

Com carga horária de 20 horas, o curso teve duração de 5 dias e contou a participação de diversas empresas do segmento de restaurantes e lanchonetes, com o objetivo de propiciar a devida integração das pessoas com deficiência auditiva, possibilitando que as mesmas tenham acesso através da comunicação adequada à língua de sinais, facilitando assim, o entendimento para a aquisição de produtos e serviços no comércio de Manaus.

Durante o curso, a instrutora Fabiana Ferreira, utilizou conteúdos didáticos e dinâmicos, que desenvolveram o aprendizado de forma rápida, facilitando a absorção dos conteúdos. Além da sala de aula, o curso disponibilizou aulas práticas in loco, onde os estudantes (recepcionistas e atendentes) puderam exercitar o aprendizado no ambiente de trabalho.

De acordo com a estudante, atendente da Cantina Ghiotto, Nathália Souza, o curso se deu de forma rápida e positiva, principalmente pela realização da aula prática, que segundo ela, tirou diversas dúvidas quanto a língua de sinais. “A questão é você memorizar e ter bastante atenção quanto aos sinais, por existirem gestos similares que significam ações diferentes”, comentou.

O supervisor de cursos da UTV, Helder Sá, que esteve presente nas aulas práticas realizadas na Cantina Ghiotto e no Café com Leite, destacou a importância do curso e o atendimento personalizado que, hoje, esses locais terão para as pessoas portadoras de deficiência auditiva. “Me surpreendi com o resultado, porque em apenas três dias de aula teórica, no quarto dia, aula prática, tanto os atendentes, quanto os recepcionistas, não erraram na abordagem ao cliente, desde a recepção até o pagamento. Isso significa que estamos oferecendo um curso de qualidade, satisfazendo nossos solicitantes, e o mais importante, contribuindo com a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência auditiva na área do comércio”, enfatizou.

A docente ouvinte, Fabiana Ferreira, disse que já existem leis que legitimam o direito das pessoas surdas, e este curso é importante para garantir o tratamento adequado nas unidades do comércio pelo processo de uso e difusão da língua brasileira de sinais.

O proprietário e fundador da Cantina Ghiotto, que já atua no mercado amazonense há 13 anos, Fábio Cunha, comentou sobre sua participação na qualificação e a satisfação de poder atender seus clientes com deficiência auditiva, com qualidade. “O curso de Libras da CDL foi muito positivo para todas as pessoas que participaram, com profissionais capacitados dando orientações concisas e tirando nossas dúvidas no decorrer do treinamento”.

“Antes, quando um deficiente auditivo chegava ao estabelecimento, me sentia como se estivesse em outro país, pois a comunicação se dava por adivinhações e gestos, que muitas das vezes, não entendidas. Me sentia muito mal e por esse motivo, fiz questão não só de me qualificar, mas qualificar meus colaboradores, para levarmos um atendimento de excelência a todas as classes”, ponderou Fábio.

Além da qualificação em Libras, o empresário destacou outros cursos realizados aos funcionários do estabelecimento como os de Garçom, Vendedor e Manipulação de Alimentos, prezando sempre a qualidade dos serviços prestados aos consumidores.

O curso foi voltado para servidores que atuam diretamente no atendimento ao público, em recepções e abordagens. O objetivo foi proporcionar condições de entender a comunicação em eventuais situações no decorrer do desempenho da função.