08.06.2016

CDL Manaus emite Certificado Digital com desconto

Há mais de três anos a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) oferece a seus associados e, também, aos não associados o serviço de Certificação Digital. Hoje, de acordo com a Receita Federal, todas as pessoas jurídica têm que emitir ter a certificação, que garante uma série de informações, entre eles, a assinatura digital. Quem possuí cadastro no Simples Nacional, também, pode emitir o documento, assim como pessoa física. Junto a CDL Manaus é possível acessar o serviço com desconto.

Segundo a supervisora de Certificado da CDL Manaus, Gabriela Vinhote, aderindo a Certificação Digital junto a entidade, o empresário não necessita agendar atendimento; o certificado pode ser usado a partir de 3 horas, após a emissão (se a emissão acontecer até às 15h, no horário de Brasília); o documento é emitido com todos os acessórios inerentes; não há retenção de cópias dos documentos na Polícia Federal (PF) ou junto à Pessoa Jurídica (PJ), elimina os riscos de uso indevido de tais informações; e, ainda, há atendimento home office.

Para os comerciantes, o Certificado Digital não apenas serve para emitir declarações como DIPJ e DANFE (no caso da Nota Fiscal Eletrônica) e a organização de sua movimentação contábil e fiscal pelo Sistema Público de Escrituração Digital  (SPED), como, também, permite proteger sua empresa de fraudes na internet e agilizar transações na web. Outra facilidade é a característica da assinatura digital ser única e absoluta.

O certificado permite que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade, garantindo a privacidade e inviolabilidade das transações. O Certificado Digital pode ser usado para diversos fins, como a declaração do Imposto de Renda (IR), em leilões a distância, emissão de nota fiscal, envio de documentos, transações junto às instituições financeiras, comunicação entre o empresário e os poderes públicos, como por exemplo, emissão de nota fiscal (NF-e), SISCOMEX e processos judiciais, entre outros.

“O comerciante não precisa mais se preocupar com as inúmeras senhas que antes precisava ter em mãos. Mesmo sendo uma senha só, a tecnologia contém um par de códigos criptografados com algoritmos complexos, tornando a violação impraticável”, destacou Vinhote.

Atualmente, junto a CDL Manaus os associados têm 10% de desconto na emissão e renovação do Certificado Digital e os cliente que não são associados que emitiram o documento na CDL Manaus, na renovação, ganham 10% de desconto.

Pessoa Física

De acordo com a Receita Federal, em breve, a emissão do Certificado Digital ou o e-CPF para pessoa física será obrigatória. “O e-CPF é a forma eletrônica do CPF garantindo a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas”, detalhou Vinhote.

Com o documento digital é possível enviar a declaração do Imposto de Renda (IR), consultar e atualizar o cadastro como contribuinte, recuperar informações sobre o histórico de declarações e verificar a situação na ‘malha fina’. Além de obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários eletronicamente com a agilidade e sem precisar deslocar-se a um ponto de atendimento.

Lista de documentos para Pessoa Jurídica:

- Documentação da Empresa;

- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

- Registro Comercial (no caso de empresa individual);

- Ato Constitutivo, estatuto ou Contrato social;

- Todas as Alterações Contratuais (a não ser que a última alt. seja consolidada);

- Documentação dos Representantes Legais e/ou Responsáveis;

- Cédula de Identidade;

- CPF;

- Comprovante de endereço (emitido há no máximo 90 dias);

IMPORTANTE: Devem ser apresentados todos os documentos originais.

Lista de documentos para Pessoa Física:

- Documento de identificação (RG, CNH ou Documento de Classe);

- CPF;

- Comprovante de residência;

IMPORTANTE: Devem ser apresentados todos os documentos originais.

As informações digitais podem ser disponíveis a pessoa física ou jurídica no formato de um cartão, um token (pen drive) ou um arquivo. O documento possuí três tipos de senhas invioláveis caso a certificação seja furtada ou perdida. O usuário tem ainda a possibilidade de recuperar e bloquear, quando necessário, todas as informações contidas no documento.