Not?cias

16.05.2016

Líderes do movimento lojista nacional apresentam modelo de governança em Manaus

Compartilhe: WhatsApp

Entidades nacional e regional debatem modelo de trabalho para o sistema que representa o comércio

 

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), nas pessoas dos seus presidentes, Ezra Benzion Manoa e Ralph Assayag, realizaram neste sábado (14) um encontro de governança, com a presença do presidente e diretores da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O encontro serviu para apresentação do modelo de Governança Societária e Corporativa. O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, saudou a presença dos presidentes, dirigentes amazonenses e de outros estados no encontro.

 

“É sempre uma honra recebermos representantes da Confederação Nacional e do SPC Brasil que nos representa dentro do movimento lojista. Contamos aqui com presenças marcantes de líderes da FCDL-AM e CDL Manaus, além de representantes de outros estados da região norte, o que muito nos orgulha”, afirmou.

 

O presidente da CNDL, Francisco Honório Pinheiro Alves, falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido nacionalmente.

 

“Estamos determinados a fazer mais e melhor com um modelo de governança que funciona de forma integrada com as partes do sistema CNDL, FCDL e CDL. É uma construção que une contábil e tributário baseado em três pilares: a inclusão com associativismo comercial, desenvolvimento de melhores práticas de gestão e aderência absoluta aos instrumentos legais”, explicou.

 

Tendo em vista o novo cenário das CDLs com a implantação desse novo modelo de gestão, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, enfatizou sobre a qualificação profissional dos colaboradores e a velocidade na tomada de decisões.

 

“O Brasil está mudando muito rápido, assim como as necessidades dos nossos associados. Nós temos que estar atentos a isso e a proximidade com eles é fundamental. Agilidade na decisão e qualidade no portfólio de serviços oferecidos é o que esperamos com a implantação do projeto”, relata.

 

Ainda de acordo com Pellizzaro, o cuidado com os associados CDL e SPC são de extrema importância para o sistema. “Temos que encarar nossos associados como clientes com necessidades, e com esperança que eles têm no nosso trabalho, e até na manutenção do seu próprio negócio. No momento de crédito restrito, dificuldades nas operações, todos nós sabemos que pior do que não vender, é vender e não receber. É esse apoio que as CDLs precisam dar e estar prontas a dar para as empresas associadas”, afirma.

 

O modelo do projeto de governança apresentado tem a parceria da Fundação Dom Cabral (FDC) cujo foco são os grandes temas que tem sido objeto de análise, reflexão e regulação relacionados as questões centrais de gestão debatidos nas reuniões.

 

Para o professor e representante da FDC no encontro, Gilmar de Melo Mendes, estão sendo criadas novas estratégias e ações para serem incorporadas nas CDLs de todo o Brasil.

 

“Esse é um novo projeto de modelo de negócio, governança e gestão. Avançamos no modelo de negócio, já estruturamos e estamos na fase de entendimentos e aprovação final do modelo de governança corporativa. Agora vamos entrar no modelo de gestão. Significa dizer que esses são os três pilares que sustentam a organização para enfrentar os desafios modernos de ter mais clientes, de faturar melhor e de ter segurança na operações”, explicou.

 

Segundo o professor, a Fundação contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Seguros Privados (CAPMG). “Os pilares da proposta foi montado pela Fundação Dom Cabral com o auxílio na parte contábil e jurídica da CAPMG, que foram apresentados na CDL Manaus e em várias CDLs pelo Brasil. Esperamos consolidar já com o modelo de gestão”, finalizou.

 

Também participaram da reunião o presidente da FCDL-CE, Francisco Freitas Cordeiro; o presidente do Conselho Nacional do SPC Brasil e presidente da CDL Belo Horizonte, Bruno Selmi Dei Falci; o presidente da CDL Boa Vista, Edson Freitas Bezerra; o superintendente administrativo e financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges; a gerente jurídica do SPC Brasil, Vivian Meira Ávila Moraes; bem como os dirigentes da FCDL-AM, Antônio Kizem; Mercedes Martine; Ellen Litaiff; Hamilton Caminha; Marcelo Lôbo; Paulo Cézar Furtado de Queiroz; Sérgio Amorim; Marcus Martins e Saulo Marques.

 

Agência CDL

 

 

 

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais