20.05.2016

CDL Manaus realiza almoço em homenagem a Ageu Florêncio

A homenagem se deu após o membro do MPF receber o título de Cidadão de Manaus na sede da CMM

Após solenidade realizada na manhã do dia 19 de maio para recebimento do Diploma de Cidadão de Manaus, conferido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). O procurador regional da República, Ageu Florêncio da Cunha, acompanhado de sua família e do procurador-chefe do Ministério Público Federal do Amazonas, Edmilson Barreiros da Costa Júnior, participou de uma reunião-almoço na sede da CDL Manaus.

Para o homenageado Ageu Florêncio, o título de Cidadão de Manaus foi um reconhecimento recebido com muita satisfação, pois representa uma vida dedicada ao Ministério Público Federal. “Me sinto lisonjeado em receber esse título, por saber que é mérito de um trabalho realizado com responsabilidade, atribuição e contribuição aos anseios da sociedade amazonense, nas suas dificuldades ao longo de 16 anos”, disse.

Florêncio agradeceu o convite e o carinho da CDL Manaus para com seu trabalho, e firma laços com a entidade, através do seu presidente, Ralph Assayag. “Agradeço a CDL Manaus e ao meu amigo Dr. Ralph Baraúna Assayag, pela receptividade, foi uma satisfação muito grande reencontrá-lo, uma satisfação maior ainda, foi termos a oportunidade de virmos (minha família e eu) para conversarmos e descontrairmos um pouco, além de dar um forte abraço no presidente Ralph e em toda a CDL Manaus”, concluiu.

Na ocasião, também estiveram presentes os diretores da CDL Manaus, Marcelo Lobo e Raul Andrade.

Título Cidadão de Manaus

A proposta de concessão do título de Cidadão de Manaus ao procurador regional da República foi proposta do vereador Plínio Valério, de acordo com ele, a homenagem representa o reconhecimento do trabalho desempenhado no Amazonas, com integridade, competência, transparência e ética.

Para o vereador, a comenda é também uma forma de aplausos aos que seguem o exemplo deste profissional que coloca a defesa da sociedade, da justiça e dos direitos humanos como uma bandeira pessoal de trabalho. “O mérito não pode ser fechado na gaveta do tempo que esconde os valores, enquanto os maus exemplos pululam e surgem como bússolas do mal a desorientar e induzir comportamentos marginais e nocivos”, declarou Plínio Valério.

Ageu Florêncio da Cunha ingressou na carreira do Ministério Público Federal em 1996, como procurador da República, tendo atuado na Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM) e na Procuradoria da República em Roraima (PR/RR), assumindo também as funções de procurador-chefe e de procurador regional eleitoral. Ageu também foi membro do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) do MPF.

Em dezembro de 2014, Ageu foi promovido ao cargo de procurador regional da República, por merecimento, em portaria assinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot de Barros. Atualmente, o procurador exerce suas funções institucionais na Procuradoria Regional da República da 1ª Região, com sede em Brasília (DF)..