30.05.2016

CDL Manaus leva serviços e palestras para Caravana do Consumidor

O setor de atendimento e a área educacional da entidade esteve no Puraquequara, cerca de 400 pessoas foram atendidas

No último sábado (28) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) participou da ação ‘Caravana do Consumidor’ na Comunidade Boa Vista, no bairro Puraquequara, zona leste da capital. O evento iniciou às 8h e se estendeu até às 12h.

A ação teve iniciativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o objetivo de levar aos moradores do bairro e de outras áreas que compareceram ao local, atendimento jurídico básico nas áreas de Defesa do Consumidor, Direito da Mulher, Direito da Família, Conselho Tutelar, Emissão de Identidade, encaminhamento de problemas de consumidor, realização de palestras, entre outros.

O vereador Álvaro Campelo (PP), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus, manifestou sua satisfação com o sucesso de mais uma edição da Caravana do Consumidor, realizada na Escola Estadual Gabrielle Cogells.

“Mais uma vez a Caravana do Consumidor cumpriu seu papel social de ir até às comunidades, o que é nossa grande preocupação. Estamos satisfeitos de estar aqui na comunidade de Boa Vista do Puraquequara, assim como em outras comunidades que já nos convidaram e que precisam da presença da Comissão de Defesa do Consumidor. Nosso objetivo é cada vez mais contemplar os manauaras com serviços da caravana”, disse o vereador.

A CDL Manaus ofereceu consultas gratuitas ao SPC e Serasa, palestra ‘Educação Financeira e Consumo`, ministrada pelo instrutor Adenilson Santos, além da apresentação da grade de cursos do setor educacional da entidade – a Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV).

Para o representante da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil secção Amazonas (OAB/AM), Nicolas Carvalho, é de extrema importância a ação para os moradores da comunidade, pois facilita e dar oportunidades para que eles possam usufruir dos benefícios que foram oferecidos.

“Os serviços que foram disponibilizados no Puraquequara são atendimentos como: orientação jurídica pela Justiça Itinerante; a comissão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa e a comissão de defesa do consumidor da OAB Amazonas, estão prestando orientação jurídica na área de consumo, família e trabalhista; a CDL Manaus com palestras educacionais e comportamentais, consultas ao SPC e Serasa, dentre outros parceiros que estão fornecendo diversas orientações”, afirma.

O líder comunitário Antônio Leitão, comentou a iniciativa da ação e falou sobre as necessidades das pessoas que residem no local. “Aqui é muito precária a facilidade para nós termos serviços relacionados a defesa do consumidor, o que é o intuito dessa ação. Ficamos agradecidos a Câmara, a OAB e a CDL por estarem oferecendo esses benefícios para nós moradores do Puraquequara”, declara.

Cerca de 400 pessoas visitaram e receberam atendimento durante a realização do evento. Também estiveram presentes ao local, artesãos, vendedores, além de exposição de ervas e mudas de plantas.

A chefe de gabinete do vereador e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CMM, Joana Darc pinho, falou da importância da ação para as comunidades. “Nós percebemos que as pessoas não tem informações de direitos e deveres, com isso, foi identificado o público dessa ação que são aquelas pessoas que não tem nenhum tipo de informação e serviços, e nós trazemos a Caravana do Consumidor justamente para atender as pessoas menos favorecidas e carentes”, comentou.

Ainda de acordo com Joana, o trabalho é social e leva informação às pessoas que participam. “Aqui é um trabalho de informação, onde os nossos parceiros atendem diretamente o público, por meio disso, nós identificamos cada pessoa, cada situação. Nós tentamos resolver de alguma forma os problemas que estão em nosso alcance. Hoje, nos alegramos muito porque temos parceiros como a CDL Manaus, Justiça Itinerante e a OAB/AM que reforçam o trabalho que nós já fazemos”, finalizou.

O projeto está em seu segundo ano e foi a segunda edição realizada na comunidade Boa Vista, a primeira foi em outubro de 2015. A próxima, ocorrerá no dia 30 de junho, no bairro Gilberto Mestrinho, também na zona leste de Manaus.

Nesta edição da Caravana, estiveram envolvidos a CDL Manaus; Defesa do Consumidor da OAB Amazonas, CMM e Aleam; Justiça Itinerante; a comunidade local; Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança.