25.04.2016

Vendas no Dia das Mães devem ter alta de 2,5%, diz CDL

A Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL Manaus) estima que as vendas dos Dia das Mães, considerada a segunda maior data para o comércio depois do Natal, cresçam 2,5% sobre o ano passado, quando o comércio conseguiu vender 4,8% a mais que 2014. Vestuário continua no topo como o item mais presenteado na data, seguido do celular, eletrodomésticos e perfumaria.

Com esta meta de 2,5% a CDL Manaus espera arrecadar uma receita bruta superior a R$ 100 Milhões dividido nas diversas intenções de compras, com um ticket médio de compras de R$ 99,80, da maioria das pessoas.

De acordo com a pesquisa da CDL Manaus, o item q mais deve ser dado as mães é o vestuário que soma 16,1%, em seguida, aparece o celular com 12,5%, eletrodomésticos (8,7%), perfumaria (7,6%) e calçados (6,9%). Segundo a pesquisa do ano passado, estes cinco itens, também, apareceram no topo das intenções de presentes.

Quando a questão é o que as mães gostariam de ganhar de seus filhos, elas responderam à CDL Manaus, que desejam: eletrodomésticos (16,1%), celular (14%), itens de perfumaria (11%), smartphone (10,5%), vestuário (8,2%), joias (6,7%), entre outros itens.

Classe C

A pesquisa foi realizada no período de 28 a 31 de março deste ano, com 600 entrevistados. Os dados apontam que a maior participação de consumo neste Dia das Mães é da classe C, com 59% dos entrevistados. Em segundo lugar com 29,1% a classe B, seguida das outras classes sociais com menor participação.

De acordo com a pesquisa, dos entrevistados 28,5% são empregados do comércio, 24,5% são autônomo ou vive de bicos, 11,3% são estudantes, 10,8% são trabalhadores domésticos, 7,1% estão desempregados, 4,2% são funcionários públicos, 3,3% são aposentado, 3,1% são empresários, 1,4% são profissionais liberais e 0,9% vive de renda.

Os dados da CDL Manaus revelam, ainda, que 66% dos entrevistados vão pagar suas compras em dinheiro, 25% vão usar o cartão de crédito, 5% recorrerão ao cartão da loja, 2% optam pelo crediário e 1% vão usar cartão de débito e cheque.

Veja a pesquisa de intenção de compras para este ano: http://bit.ly/1jREETm