06.04.2016

CDL Manaus apoia campanha de combate ao trabalho infantil

Trabalho infantil é toda atividade realizada por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, segundo o artigo 7º, inciso XXXIII da Constituição da República. Visando se engajar nesta luta, a CDL Manaus apoia o Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, que tem o intuito extinguir as mais diversas formas de trabalho infantil até 2020.

Por meio da participação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI-AM), composto por representantes do governo federal, dos trabalhadores, empregadores, das entidades da sociedade civil (ONGs), do sistema de Justiça e organismos internacionais (OIT e UNICEF),  a CDL participa de discussão sobre temática do trabalho infantil periodicamente, representando os lojistas no debate contra a exploração do trabalho infantil e oferece oportunidades para os adolescentes serem incluídos de forma legal no mercado de trabalho.

No último dia 05, em reunião do fórum, foram acertados os detalhes para a comemoração do Dia Contra o Trabalho Infantil, que acontece no dia 12 de junho. A programação deve incluir palestras, seminários, uma caminhada e uma campanha veiculada através de mídia eletrônica.

Para combater esta prática, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) acredita que a matéria-prima é a informação, e, por isto, entre uma série de ações decidiu criar uma campanha midiática intitulada "Trabalho Infantil você não vê, mais existe", que é composta por seis vídeos que serão veiculados em rede nacional de rádio e televisão, redes sociais e cinemas da rede Cinemark e por peças publicitárias que aguçam a curiosidade do leitor.

Para auxiliar os parceiros na divulgação, o TST oferece  peças publicitárias e vídeos que podem ser conferidos também na página do tribunal no Youtube. Os vídeos, assim como a campanha, buscam a conscientização para os problemas relacionados ao trabalho infantil.