04.01.2016

Quase um mês de feriados durante o ano

Em 2016, um grande número de feriados cairá no meio da semana ou próximo aos finais de semana, prolongando assim os dias de folga. Oficialmente serão por volta de 15, mas, quando analisamos os feriados que acontecem às segundas e sextas ou às terças e quintas-feiras que dão origem aos dias popularmente conhecidos como imprensados, o número de feriados pode chegar a até 28 dias. Uma redução em relação ao ano anterior, que totalizaram 31 dias.

Para os lojistas, o grande número de feriados prolongados prejudica de certa forma a economia, pois, muitas pessoas aproveitam esses dias para fazer viagens, seja para o outras cidades ou para os balneários próximos a Manaus, diminuindo assim, a quantidade de consumidores circulando nos centros comerciais da capital.

Entretanto, alguns lojistas já desenvolveram técnicas na intensão de atrair mais consumidores para as compras, principalmente próximos a feridos comemorativos, como o do Dia do Trabalhador (1º de maio) ou o da Padroeira do Brasil (12 de outubro). Ofertas especiais, valores diferenciados e facilidades no pagamento são utilizados para incentivar os consumidores a realizar suas compras, com antecedência para o Dia das Mães, em maio ou para os atrasados que não tiveram tempo para comprar os presentes de seus filhos, sobrinhos ou afilhados.

A expectativa é que em 2016, mesmo com a quantidade de feriados, a economia brasileira se estabilize e assim, a população tenha a mesma disposição para a aquisição de novos produtos e serviços.