12.01.2016

Lojas usam da sedução para atrair consumidores

Ter um bom planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio de sucesso. É ele que ajuda a definir quais os próximos passos que serão dados e o que precisa ser feito para que a empresa continue crescendo no ritmo desejado.

Já ouviu aquela expressão “trocar de motor de um avião em pleno voo”? Pois bem, é isso que você terá de fazer o tempo todo se não tiver um bom plano de navegação para sua companhia. Como na aviação, tanto fatores internos como externos podem interferir no seu rumo, por isso é fundamental estar atento a todos eles antes de decolar.

Em meio à crise econômica, e tendo em vista esses primeiros meses do ano que sempre tem retração drástica nas vendas do comércio, você pode observar em diversas lojas as expressões: Liquidação! Promoção! Saldão! Essas três palavras são capazes de seduzir até mesmo os mais mão fechadas dos consumidores.

O que muitos não sabem, é que, apesar de aparentemente, essas três ações terem o mesmo objetivo, ou seja, alavancar as vendas, na prática, elas guardam algumas diferenças entre si, embora nem sempre as lojas observem essa distinção.

Como o próprio nome sugere, as promoções são o ato de promover um produto, serviço ou até mesmo o próprio estabelecimento comercial. A estratégia é mais utilizada no período em que se pretende incrementar as vendas de determinado produto ou cumprir uma estratégia de marketing. São aquelas frases comuns que você costuma ler nas vitrines de lojas: pague 2 e leve 3, compre um produto e leve outro grátis, ou até mesmo ao atingir um determinado valor de compra, você ganha cupons para concorrer a prêmios.

Já a liquidação acontece quando as lojas têm estoque acumulado e precisa “liquidá-lo” para dar lugar a outros itens ou a uma versão atualizada do mesmo produto. Os saldões se assemelham às liquidações, contudo, o objetivo principal é liquidar produtos que sobraram nas lojas, como itens de mostruários e ponta de estoque.

A coordenadora da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Amazonas), Rosely Fernandes, orienta que os consumidores devem estar atentos a essas diferenças na hora das compras para evitar possíveis dores de cabeça. Segundo ela, o consumidor deve estar ciente que nas liquidações são vendidos produtos que podem ou não estar em perfeitas condições.

“Na liquidação, o lojista está liquidando o estoque. Por isso, os clientes devem estar cientes de que podem estar levando um produto apresentando avarias. Pode ser que o produto esteja bom, mas também pode ser que não esteja. Já a promoção é quando o estabelecimento promove um único produto e não o estoque todo”, alerta.

Ainda de acordo com a coordenadora, os produtos que estejam em promoção, podem sim, serem trocados. Caso a peça comprada seja de um tamanho diferente do que o usuário costuma usar, o órgão garante a troca mediante a apresentação do cupom fiscal. Se o vendedor ou o próprio dono do estabelecimento se recusar fazer a troca, o consumidor pode relatar o ocorrido por meio de denúncia pelos telefones: (92) 3215-4002 ou 0800 092 1512.