Not?cias

27.01.2016

Estabelecimentos com reincidência de criadores do Aedes aegypti serão multados

Compartilhe: WhatsApp

Com a execução intensa de atividades de fiscalização em toda a cidade visando a eliminação de criadouros e larvas do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), vai multar, já a partir do final de janeiro, os estabelecimentos comerciais que passaram por inspeções dos agentes de endemias e onde foram constatados casos reincidentes da presença do mosquito.

 

No período de 20 de dezembro de 2015 a 25 de janeiro de 2016, mais 25 reinspeções foram realizadas pela Visa Manaus, concluídas com sete autuações - o que implicará não só nas expedições de notificações, como também na aplicação de multas – a proprietários de estabelecimentos comerciais como borracharias, lojas de sucatas e ferro velhos, locais esses em que comprovadamente houve reincidência na constatação de criadouros e larvas do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

 

“Foi estabelecido o prazo limite de 15 dias para eliminação dos focos, porém, no retorno aos locais, houve a constatação de permanência dos criadouros e larvas do Aedes”, avaliou o diretor da Visa Manaus, Marco Fabris.

 

As multas serão arbitradas pelo órgão, com base na gravidade de cada caso e terá como referência a Unidade Fiscal do Município (UFM), atualmente no valor de R$ 92,97. As sanções devem variar de 1 até 400 UFMs. “Com base a cada relatório fiscal, será avaliada a gravidade e em seguida arbitrada o valor da multa”, explicou Fabris. Nas ações de vigilância ambiental e epidemiológica desenvolvida pelos agentes de endemias da Semsa até o dia 25 de janeiro, nenhuma residência ou edificação pública foi multada.

 

Informações da Prefeitura de Manaus

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais