27.01.2016

Em 2016, material escolar deverá ficar mais caro

Janeiro é um mês de muitos gastos devido a concentração de pagamentos e despesas que se somam com as contas que ficaram do final de ano. E para os pais que ainda precisam arcar com as compras de material escolar, o bolso pesa ainda mais.

Nesse período, a procura de material escolar é muito intensa nas livrarias, e muitos pais se queixam do preço deste item tão importante para a educação causando um impacto grande no orçamento familiar. Diante disso, o consumidor deve ficar atento e pesquisar para não pagar caro e adquirir produtos de qualidade duvidosa.

Segundo previsão da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), esses materiais devem ficar, em média, 10% mais caro este ano. Os produtos fabricados no país, como a caneta, borracha, massinha escolar, podem aumentar até 12% e os produtos importados como mochilas, lancheiras e estojos, subirão de 20% a 30%.

A desvalorização do real, o aumento dos custos com insumos e a mão de obra contribuem para a alta nos preços desses artigos. "O aumento será maior do que o dos anos anteriores, que têm ficado ligeiramente abaixo da inflação. Este ano será acima por causa da desvalorização do câmbio, que tem impacto em toda a cadeia produtiva", diz o presidente da associação, Rubens Passos.

Para atender a demanda do material escolar nesse período, os empresários preparam suas equipes meses antes para oferecer bom atendimento, produtos de boa qualidade e preços acessíveis a todas as classes.

(foto: Wilson Dias / ABr)