21.10.2015

FCDL/AM e CDLM vão em plenário na Aleam contra o aumento do ICMS no Estado

Nesta manhã, na Assembleia Legislativa do Amazonas; o presidente da FCDL-AM, Ezra Azury, junto com toda a diretoria da CDL Manaus e CDL Jovem, e diversos empresários da capital e do interior estiveram em plenária discutindo sobre o aumento da alíquota do ICMS, que a partir de janeiro de 2016, vai passar para 18%  em todo estado.

Na ocasião, Ezra Azury desmentiu matéria publicada na mídia impressa, na qual dizia que a entidade lojista apoia o aumento desta alíquota; e ressaltou a opinião contrária da classe, alegando as consequências negativas que este aumento pode gerar na economia amazonense, e nos fortes impactos que essa carga tributária pode ocasionar, como desemprego, mais recessão, alta de preços...

Além da classe lojista, somente quatro parlamentares apoiaram a causa; votando, inclusive, contra a medida no dia em que foi aprovada- 6 de outubro: os deputados estaduais Augusto Ferraz, José Ricardo, Luis Castro e Alessandra Campêllo. Sendo estes dois últimos os que ratificaram também as palavras do presidente da FCDL-AM no plenário, ao destacarem os possíveis impactos que poderiam acarretar na economia amazonense.

"Com a alta desta alíquota, sabemos ser praticamente impossível, manter a economia estabilizada no Estado. O que adianta ter os cofres estaduais equilibrados, e a população sem emprego e renda? O Comércio é hoje o maior fomentador de emprego em nossa região, se ele sofrer um impacto como esse, os preços das mercadorias serão repassados para a populaçao. Com isso, a recessão será ainda maior, e muitos postos de trabalho serão fechados", concluiu Luis Castro.