11.09.2015

Reunião do Comitê de Desburocratização na Visa Manaus discute modernização na emissão de licenças sanitárias

Em busca de desburocratizar e dar mais agilidade nos trâmites de licenciamento dos estabelecimentos comerciais na cidade de Manaus, foi realizada uma reunião no último dia 10 de setembro, às 11h30, na sede da SEMSA, com os membros do Comitê de Modernização e Desburocratização da Prefeitura de Manaus e com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) para apresentação de ações que facilitem o andamento de processos na Vigilância Sanitária.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag- representando a classe-, junto do superintendente da CDL Manaus, Manuel Joaquim, e de sua diretora Ellen Litaiff; além do diretor da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Sr. Marco Fabris; o assessor Orleison Amazonas da SEMSA; e o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

De acordo com o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, as vantagens para o comércio no processo de modernização e desburocratização são inúmeras, pois vai agilizar alguns trâmites que levavam meses para ser finalizados. “Conseguimos caminhar bastante hoje com as ações da Visa Manaus, e estamos confiantes quanto ao futuro. Neste momento financeiro delicado que estamos vivendo hoje, é importante contarmos com a celeridade nos processos de licenciamento de novos estabelecimentos comerciais. Pois teremos inúmeras vantagens como a oportunidade da abertura de novos estabelecimentos comerciais e, consequentemente, novos empregos”, destacou.

Para o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o processo de desburocratização pretende modernizar a prestação do serviço público para os comerciantes. E ressaltou: “Desburocratizar é o caminho para a eficiência da administração. O ganho da sociedade com a desburocratização vai além das agilidades nos procedimentos legais, pois com essa modernização estamos agilizando o serviço público”.

Já o diretor da Visa Manaus acrescentou que a modernização vai promover a simplificação e o processo ao atendimento ao cidadão. “Fizemos um grupo interno para realizar um estudo e saber quais medidas são possíveis para modernizarmos e desburocratizarmos o sistema. Então, a partir deste processo, será viável a prorrogação do prazo de validade das licenças sanitárias”, finalizou.