09.09.2015

CDL Manaus e FCDL Amazonas são parceiras do MPF em campanha de combate à corrupção

Os presidentes da CDL Manaus e FCDL Amazonas, Ralph Assayag e Ezra Azury, receberam na sede da entidade, localizada na Av. Djalma Batista, a Procuradora-Chefe do Ministério Público Federal (MPF), Tatiana Dornelles, para firmar parceria para a Campanha “10 medidas contra corrupção”.

O intuito da campanha é colher 1,5 milhão de assinaturas populares no país, para criar leis mais firmes contra o crime de corrupção. Segundo a procuradora, o site da transparência internacional estima que R$ 200 bilhões do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) são desviados todo ano no Brasil. “Esse dinheiro daria para triplicar todo o investimento em educação, saúde e segurança pública. E ainda não existe no Brasil nenhum sistema, nenhum instrumento legal, para que a gente possa recuperar o dinheiro que foi roubado”, disse Dornelles.

Para contribuir com a ação, a CDL Manaus firmou parceria com o MPF para ser um dos pontos de coleta de assinatura do documento, sendo uma entidade multiplicadora e incentivando tanto o público lojista, como toda a população.

“A CDL vai ser um dos pontos de captação, para que a gente não precise sentir novamente o que estamos sentindo agora: tanta corrupção e desvio de valores imensos, que simplesmente estão atrasando e paralisando o Brasil inteiro. Esperamos que nós possamos colaborar para que todo cidadão assine, e seja posteriormente, isto seja aprovado pelo Congresso. Para que isso, se não eliminar, venha pelo menos diminuir grande parte dessa corrupção”, afirmou Ralph Assayag.

A previsão para o lançamento oficial da campanha é 18 de setembro. Para mais informações, acesse o Portal de combate à corrupção.

As 10 medidas apoiadas pela campanha são:

1.    Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos.

2.    Prevenção à corrupção, transparência à fonte de informação.

3.    Responsabilização dos partidos políticos e criminalização de caixa 2.

4.    Aumento das penas, e crime hediondo para corrupção de altos valores.

5.    Reforma do sistema de prescrição penal.

6.    Celeridade nas ações de improbidade administrativa.

7.    Eficiência dos recursos no processo penal.

8.    Ajustes nas nulidades penais.

9.    Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado.

10.    Recuperação do lucro derivado do crime.