05.08.2015

Zona Azul começa a funcionar em 90 dias

No dia 4 de agosto foi assinado, no Palácio Rio Branco, o contrato de concessão e funcionamento do sistema rotativo conhecido como Zona Azul. A partir da assinatura do contrato, a concessionária vencedora da licitação tem o prazo de 90 dias para implantar a primeira parte do projeto, com 2.100 vagas, e 180 dias para a entrega de mais 1.100 vagas, totalizando 3.200 vagas.

O sistema irá funcionar de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 17 horas. Aos domingos não haverá cobrança pelo sistema.

As primeiras vias a receberem o sistema serão as avenidas:Joaquim Nabuco, Lourenço da Silva Braga, Ramos Ferreira e Luiz Antony.

Cada vaga poderá ser utilizada, por no máximo, três horas seguidas, e será cobrado o valor de R$2,45 a hora utilizada e cada vaga terá um sensor que identificará sempre que um carro estacionar. A concessionária irá comercializar em pontos de venda e pela internet a etiqueta eletrônica, ou tag, que funcionará como um cartão pré-pago,e, sempre que o usuário estacionar em uma das vagas será debitada a hora do saldo da etiqueta-similar às que são utilizadas nos pedágios do Sudeste do país.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Neto, o presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, o representante do Consórcio Amazônia, Melchior Duarte, o Deputado Estadual, Bosco Saraiva, entre outras autoridades.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, ressaltou o aumento da quantidade de vagas para a população, dizendo que, com o novo sistema, a quantidade de vagas disponíveis no Centro serão ampliadas de 3,2 mil para cerca de 16 mil vagas. E completou "Em breve o mesmo sistema será aplicado na Ponta Negra".

Já o presidente do ManausTrans, Paulo Henrique Martins, disse que, com a implantação do  sistema haverá o ordenamento das vias do Centro, gerando benefício a todos. "Os comerciantes terão mais tranquilidade ao realizar o abastecimento de seus produtos, com a definição das áreas de carga e descarga; e a população terá a sua disposição um maior número de vagas, com vias mais limpas e organizadas".