02.08.2015

Expectativa do comércio é que Dia dos Pais movimente 71 milhões

O Dia dos Pais tem se configurado como uma das melhores datas para vendas no comércio, e este ano, a expectativa é que mesmo com o bolso apertado, os consumidores não deixem de presentear.

A data – comemorada em 2015, no dia 9 de agosto – deve injetar mais de R$ 71 milhões na economia amazonense, segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes de Manaus (CDL Manaus). O levantamento foi realizado no período de 13 a 17 de julho, e a margem de erro é de 4,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números constataram que, como em todos os anos, os pais preferem ganhar como presente, peças de vestuário (20,6%). Mas, devido a uma tendência crescente de inclusão digital, os aparelhos celulares têm tido grande procura por causa da sua praticidade e foram o segundo lugar (9,8%) como queridinhos dos pais.

Formas de pagamento

A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores manauaras para adquirir os presentes no Dia dos Pais será o dinheiro (72,3%), segundo a CDL Manaus. Vinte e um por cento dizem que vão pagar com cartão de crédito, 3% pretendem pagar com cartão da loja; e apenas 2,0% com cartão de débito. O que demonstra que os consumidores ainda preferem não se endividar a longo prazo com aquisições de presentes.

Perfil

O levantamento apontou que as mulheres estão mais dispostas a presentear, com uma proporção de 58,95% do total. Por outro lado, dos homens entrevistados, 54,05% pretendem presentear neste Dia dos Pais. No entanto, os pais não serão os únicos a ser homenageados na data: consumidores também devem lembrar dos maridos, filhos, mães, avós e até os irmãos.

Conclusão

Estimou-se, também, que os gastos com presentes fiquem em torno de R$ 97 por consumidor. A maioria (22,5%) deve comprar itens com valores entre R$ 80 e R$ 120; 20,6% pretendem gastar entre R$ 40,01 e R$80,00; 17,1% entre R$ 120,01 e R$ 200,00; e, apenas 11,9% deve comprar itens com valores maiores que R$ 200.

Confira a pesquisa completa aqui