07.07.2015

Em junho, quase 2 mil consumidores foram incluídos diariamente no cadastro de inadimplência do SPC

No mês de junho, o número de consumidores em Manaus que entraram para a lista de inadimplência do SPC Brasil chegou a 54.540, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

As estatísticas apontam para uma média diária de 1818 consumidores com nome sujo. Do outro lado, 49.211 pessoas limparam seu nome do cadastro de inadimplentes, o que resultou em uma média de 1640 consumidores sendo excluídos diariamente do cadastro.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, nos últimos cinco anos, o total de devedores na capital amazonense é de 360.110 consumidores, abaixo do pico de 2011, quando o número chegou a 50 mil inadimplentes.
Para ele, o motivo para este crescimento, talvez seja o momento de crise que o país atravessa, o aumento de impostos e reajustes orçamentários realizados pelo Governo. “Tudo aumentou e, muitas vezes, as pessoas gastam mais do que podem”, disse Assayag.

Quem compra mais

O maior número de consultas ao CPF foi em nome de consumidores com idade entre 30 e 39 anos (33,04%), seguido de pessoas com idade entre 40 e 49 anos (21, 67%), que, em sua maioria, são do sexo feminino (51,67%).
Sendo assim, os maiores compradores no mês de junho foram mulheres com mais de 30 anos.
Os valores dos débitos que levam as pessoas a serem incluídas no cadastro de inadimplência são, em sua maioria, entre R$ 101 e R$ 250. Os mesmos valores também se enquadram para pessoas que saem da lista de inadimplentes.

Recuperação de crédito

As estatísticas do mês de junho, também mostram que 24% das pessoas, após receberem a notificação do SPC Brasil, recuperaram o crédito em até 13 dias. Em segundo lugar, 21% das pessoas recuperaram em 30 dias. Apenas 1% dos consumidores registrados deixaram o débito ser prescrito.

Perfil do consumidor inadimplente

Entre as inclusões no cadastro de inadimplência, a maioria também está entre as mulheres (55,64%) com idade entre 30 e 39 anos (29,14%). A mesma regra se aplica à exclusão do cadastro de inadimplentes, na qual 28,52% dos números apontam para mulheres (55, 09%) com a mesma faixa etária (30 a 39 anos).
O que indica que o número de consumidores consultados (aqueles que vão mais em busca de compras) foram aqueles que mais compraram, portanto, os que mais entraram no cadastro de inadimplentes, e, ao mesmo tempo, os que mais quitaram os débitos.

Ascom CDL