09.12.2015

Aumenta o uso do 13º para a quitação de dívidas

Já virou hábito dos brasileiros utilizar o 13º salário para a quitação de dívidas ou para o pagamento dos gastos de início do ano, como material escolar, IPTU, IPVA, entre outros. Com a crise financeira que abala a nossa economia, as pessoas estão mais cautelosas com a forma que gastam o seu dinheiro.

Com o objetivo de analisar de que maneira a injeção do 13º salário irá impactar o comércio esse ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) realizou no início de novembro uma pesquisa de intenção de uso do 13º, com 600 questionários, e margem de erro de 4,2% para mais ou para menos.

Mantendo o mesmo padrão de 2014, a pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados pretendem gastar o dinheiro extra para adquirir novos itens, como vestuário, que representa 23,8% da intenção de compras, calçados com 11,2% e alimentação com 8,8%.

Entretanto, em relação ao ano passado, o número de pessoas que irão pagar dívidas e economizar dinheiro teve um aumento de 4,8% - em 2014, a taxa de entrevistados que iria quitar dívidas ou guardar dinheiro era de 24%, e esse ano a taxa aumentou para 28,8%.

A expectativa é que, dos aproximadamente, R$1.600.000.000,00 que devem ser injetados na economia, 47% deste valor serão destinados ao pagamento de dívidas. Dos 53% restantes, 28,64% pretendem gastar com compras para o Natal, o que corresponde a um gasto médio de R$250,00 por pessoa.