Not?cias

02.10.2015

CDL Manaus se reúne com entidades para discutir nova Lei do Corpo de Bombeiros

Compartilhe: WhatsApp

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag​, mais os representantes de sete entidades de classe e de órgãos públicos  como CREA-AM, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-AM) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) se reuniram no último dia 1 de outubro, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), para discutir a minuta do decreto que institui o Regulamento de Segurança contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco do Estado do Amazonas.


 
Esse decreto, composto por 50 artigos, regulamentará a nova Lei do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, a de nº 4.207/15, que desburocratizou a liberação de projetos de engenharia e arquitetura junto à corporação.

 

A lei foi sancionada pelo governador José Melo e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 28 de julho deste ano, com prazo de 90 dias para a sua regulamentação - que encerra no próximo dia 14. Na época, a medida foi amplamente comemorada pelos profissionais e empresários do setor, que aguardavam meses  para terem seus projetos liberados pelo Corpo de Bombeiros.

 

Dentre os principais artigos do decreto se destacam: entrega de certificado para liberação de empreendimentos antes da vistoria; aplicação do serviço de segurança contra incêndio; procedimentos administrativos; sanções; altura e área das edificações; cumprimento das medidas de segurança contra incêndio; classificação das edificações e de áreas de risco, dentre outros.

 

Segundo o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o Governo do Estado se mostrou favorável em relação às demandas do setor comerciário, e finalizou: “A conversa com o Corpo de Bombeiros e os representantes do Governo apontou que, desde o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) até a liberação dos empreendimentos, os respectivos órgãos responsáveis iriam facilitar nas tramitações. Por isso, estamos confiantes; pois vemos o interesse de se resolver questões que travam o dia a dia das empresas”. 

 

Newsletter

Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015