01.04.2015

Ralph Assayag participa da chegada do Navio Hidroceanográfico Fluvial

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Baraúna Assayag, prestigiou, na tarde da última quarta-feira, 1º de abril, a chegada do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) "Rio Branco", que atracou no Cais da Estação Naval do Rio Negro, localizado na BR 319, Km 4,5, Distrito Industrial.

O Navio foi construído pela Indústria Naval do Ceará (INACE), em Fortaleza, e atuará na Amazônia Ocidental, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9) do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) e será empregado na coleta de dados hidroceanográficos e em atividades inerentes à segurança da navegação.

De acordo com o Ministro da Defesa, Jacques Wagner, que participou do evento, "este é um navio muito moderno para a hidrografia, para pesquisa. Foi um investimento de R$ 50 milhões com 70% de conteúdo nacional, construído em um estaleiro brasileiro no Ceará. Ele se incorpora a outros navios, que tem como missão realizar a cartografia e pesquisa da bacia Amazônia, que é a maior do mundo".

O Rio Branco poderá ser empregado nas ações de presença, em função de necessidades da política externa brasileira, na coleta de dados ambientais em apoio ao planejamento e à execução de operações ribeirinhas, em missões de esclarecimento, e na preservação do meio ambiente.

A obtenção do Navio está inserida no Projeto de Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, sob a coordenação do Centro Gestor e Operacional do Sistema De Proteção da Amazônia (CENSIPAM), órgão subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo repasse dos discursos financeiros.

Além do presidente da CDL Manaus, participaram da recepção o vice-governador do Estado, Henrique Oliveira; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, entre outros.

Agência CDL Manaus