28.04.2015

Pesquisa aponta crescimento de 2,5% no Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, a expectativa em torno de boas vendas no comércio é sempre positiva, principalmente nesta que é a segunda data de maior volume de vendas.

Neste ano, a expectativa é de que as vendas injetem mais de R$121 milhões no comércio da capital amazonense, segundo aponta a Pesquisa de Intenção de Compras divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), o que resulta num crescimento de 2,5% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado.

A projeção é de que a busca dos filhos deva se concentrar em roupas, calçados, bolsas, acessórios, bijuterias e eletrodomésticos.

Conforme indicado na pesquisa, 18% dos entrevistados tendem a presentear com peças de vestuário, 15,4% preferem eletrodoméstico, 10,5% pretendem comprar calçados. Um item que, nos últimos tempos, caiu no gosto de quem quer presentear é o telefone celular. Em 2015, não é diferente, 8,7% das pessoas ouvidas indicaram a intenção de comprar celular para as mães. Outro produto que, apesar do tradicionalismo, sempre aparece na lista de preferência é o perfume ou similar, opção de 13,5% dos entrevistados.

Estratégias para atrair clientela

O Dia das Mães pode representar uma oportunidade para o setor impulsionar as vendas mesmo com os consumidores um tanto cautelosos em relação ao orçamento.

Nesse sentido, a principal arma dos lojistas deve ser a realização de promoções, além disso, os lojistas também devem investir em treinamento para os colaboradores nas áreas de vendas e atendimento na tentativa de melhorar o desempenho. “Somado a isso, também nos preocupamos em orientar os empresários no sentido de investir nas vitrines, o cartão de entrada de suas lojas”, destacou o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.

Por fim, os lojistas também devem apostar em horários diferenciados de funcionamento.

Formas de pagamento

A pesquisa aponta ainda, dados sobre a preferência dos consumidores manauaras em relação às formas de pagamento a ser usadas no ato da compra para o Dia das Mães.

A maioria dos entrevistados informou a pretensão de adquirir o presente para a sua mãe usando dinheiro, um total de 61,10% dos entrevistados. Na segunda posição, aparece a compra por meio de cartão de crédito, 26,70%; seguida da aquisição utilizando o cartão das próprias lojas, com indicação de preferência de 5,7% das pessoas entrevistadas.

Contratações

O setor deve preencher cerca de 400 vagas com trabalhadores temporários a fim de atender ao aumento da demanda durante o período.